OUTUBRO TÁ NA PORTA!

Círio de Nazaré: começa manutenção dos carros de promessas

Reparos incluem revisão estrutural, retoques na pintura, ajustes nos pneus e uma vistoria completa em cada unidade.

Foto: Octavio Cardoso / Diário do Pará
Foto: Octavio Cardoso / Diário do Pará

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) iniciou a  manutenção dos 14 carros de promessas que participarão do Círio de Nazaré 2025. Os reparos incluem revisão estrutural, retoques na pintura, ajustes nos pneus e uma vistoria completa em cada unidade. A ação é necessária por conta da quantidade de ex-votos (objetos de cera) depositados pelos fiéis durante as procissões. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o início de setembro.

“A manutenção é necessária para garantir a segurança dos romeiros e das crianças que acompanham as procissões. A gente começa agora em agosto e são cerca de 45 dias para finalizar e aí sim, começamos a Berlinda”, explica o diretor de procissões do Círio 2025, Mário Tuma. O trabalho é minucioso e envolve reforço de solda, verificação da integridade das imagens que fazem parte dos carros e outros reparos. Quem conduz a tarefa é Everaldo Farias, que trabalha há mais de 20 anos nos carros de promessas. “Não pode deixar nenhuma solda, nenhuma ponta solta, tudo é feito com dedicação, pois é para Nossa Senhora”, afirma. 

Reparos na Berlinda e História

A Berlinda, que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante a Trasladação e o Círio, tem um cuidado diferenciado e vai receber os reparos em setembro. “É verificada a iluminação, se não tem nenhum detalhe da pintura descascando, se os pneus estão bons e outros pontos”, esclarece Tuma. A berlinda atual é a quinta da história e foi confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto. Ela tem estilo barroco e foi produzida em cedro vermelho. Em 2012 a berlinda passou por uma reestruturação, quando foi inserida uma nova cobertura de folhas de ouro, além de um sistema de iluminação em fibra ótica. 

História dos carros de promessas

História dos carros – O primeiro carro de promessas introduzido no Círio foi o Carro Dom Fuas, que remete ao milagre ocorrido em 1182 com o fidalgo português Dom Fuas Roupinho. Ele foi salvo de cair em um abismo após clamar por Nossa Senhora de Nazaré. Em 1805, por ordem da Rainha Dona Maria I, esse carro passou a integrar oficialmente a procissão. Os carros incluem: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família, Carro da Saúde além de quatro Carros dos Anjos.