Centenas de católicos de Marituba participam neste domingo de Natal da 66° edição da Festividade do Menino Deus, tradicional evento da Paróquia do Menino Deus. A programação traz o tema “Do Umari a Marituba, cidade do menino Deus”, em alusão ao fruto que deu origem ao nome da cidade e toda sua história.
“A cidade leva o nome de um fruto indígena, que é o Umari. Que significa lugar fecundo, de grandeza e fartura. Também remete a história da cidade que tem origem na Estrada de Ferro Belém Bragança. Os trabalhadores que vinham de fora para trabalhar na ferrovia, na segunda metade do século XIX, começaram a povoar a vila, dando origem às primeiras manifestações religiosas no local”, detalha o Padre Ederaldo Da Mata, pároco da Igreja do Menino Deus.
Neste domingo, após a celebração da missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, a imagem do Menino Deus saiu da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Marituba) e seguiu com a grande procissão até a Paróquia Menino Deus.
Uma das novidades da edição deste ano, será a retomada da festividade em seu formato original. Aproximadamente cerca de 7 mil pessoas são esperadas nos 8 dias de festividade, segundo a Coordenação do evento.
“Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas restritivas frente à pandemia, estamos otimistas que os fiéis irão confraternizar e celebrar esse momento de muita fé e tradição em Marituba ”, diz o Padre.
Este ano o Padre Ederaldo Da Mata, pároco da Igreja do Menino Deus, faz o último Círio do seu mandato, sendo uma despedida de muito louvor. O padre foi transferido para a Paróquia São Francisco de Assis em Icoaraci.
A festividade conta com o apoio de todos os órgãos de segurança e defesa civil, como o batalhão da polícia civil, Prefeitura Municipal, agentes de saúde, bombeiros e guardas marianos.