Pará

Círio de Ananindeua não será mais realizado em agosto; veja nova data

O Círio de Ananindeua não será mais realizado em agosto. Foto: Divulgação
O Círio de Ananindeua não será mais realizado em agosto. Foto: Divulgação

A 80ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, vai acontecer num mês diferente a partir de 2023. Ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores, quando a padroeira do município da Grande Belém era celebrada sempre no terceiro domingo de agosto tradicionalmente, houve uma mudança e agora o Círio será realizado no final do ano, mais precisamente em novembro.

No fim do ano passado, a Paróquia de Nossa Senhora das Graças foi confirmada com a elevação à Santuário Arquidiocesano. No próximo dia 27 de agosto, por sinal, ocorrerá a oficialização da Paróquia Nossa Senhora das Graças como Santuário e o Círio será transferido para o mês da padroeira, novembro, mais precisamente no dia 26, segundo a Arquidiocese de Belém. O tema já foi escolhido, e enaltece o novo título: ‘Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança’.

O Círio de Ananindeua teve um hiato nas procissões durante a fase aguda da pandemia, sendo realizado pela última vez em 2019, e retornando no ano passado com a realização de quatro procissões durante a festividade. Na grande procissão do terceiro domingo de agosto, pelo menos 10 mil pessoas acompanharam a berlinda que conduzia a padroeira.