Pará

Círio 2023: Missa do Mandato abre peregrinações nos lares católicos

As peregrinações das réplicas das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares católicos, que ocorrem até antes do Círio de Nazaré, estão autorizadas. Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré
As peregrinações das réplicas das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares católicos, que ocorrem até antes do Círio de Nazaré, estão autorizadas. Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Alexandre Nascimento

As peregrinações das réplicas das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares católicos, que ocorrem até antes do Círio de Nazaré, estão autorizadas. O momento foi simbolizado pela Missa do Mandato realizada, na noite desta segunda-feira (21), na Basílica Santuário, em Belém, onde reuniu inúmeros fiéis e devotos, que levaram suas réplicas das imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem abençoadas, em representação à devoção mariana.

Na assistência, era possível observar réplicas das imagens de todos os tipos, pequenas e grandes, vestidas com e sem o manto, mas todas com a representatividade de fé e devoção.

“As peregrinações com imagens de Nossa Senhora nesse período é uma extensão do Círio, o testemunho de fé e de levar o espírito mariano a todos os lares e caminhadas. Que a benção desta santa missa inspire vocês e suas imagens a fazerem as pessoas viverem a emoção que a maior manifestação católica proporciona a todos nós”, disse o padre Francisco Assis, reitor da Basílica Santuário.

Foi nesse espírito do Círio de Nazaré que fez com que as amigas Socorro Costi e Maria Braga, da Associação Mães que Oram (AMO), comparecessem a Missa do Mandato com a imagem da padroeira dos paraenses, trajada com um suntuoso manto. “Nossa imagem agora está apta para realizarmos nossas novenas e peregrinações nas repartições públicas, que solicitam a nossa visita”, disseram Socorro Costi e Maria Braga.

Missa do Mandato inicia peregrinações de Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Os amigos Anderson Freitas e Adamor Neto, da comunidade da passagem Nova, no bairro do Umarizal, também estiveram presentes. Para eles a motivação é ainda mais especial, uma vez que as novenas e peregrinações daquela comunidade acontecem há 50 anos e reúne centenas de pessoas. “É uma tradição que envolve toda a comunidade da passagem. Só para ter ideia, já estão listadas mais de 75 famílias que estão esperando as novenas, que vão acontecer porque nossa santinha foi abençoada hoje (ontem)”, disse Anderson.

A imagem da aposentada Fátima Duarte, 70 anos, era pequena, mas se destacava pela imensa fé de estar presente no momento da benção. “Ela (imagem) é pequena mesmo, mas guarda uma fé gigante, que me motiva a sempre participar dessa missa para poder receber a benção. Agora, a minha pequena imagem está preparada para participar das novenas na minha comunidade para engrandecer a fé de outros devotos”, concluiu a aposentada.