Pará

Ciop registra 560 mil chamadas em 2023 só na Grande Belém

As ações ostensivas e preventivas estão programadas para 70 municípios, além de fiscalizações e orientações. Foto: Divulgação
As ações ostensivas e preventivas estão programadas para 70 municípios, além de fiscalizações e orientações. Foto: Divulgação

O primeiro canal de acionamento direto da população aos órgãos de segurança pública para chamadas de urgência e emergência, o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), completa 25 anos de serviços prestados à população, neste domingo (16).

Somente no primeiro semestre de 2023, mais de 560 mil chamadas foram feitas da Região Metropolitana de Belém, e o Ciop as encaminhou com agilidade e presteza.

O Centro Integrado vivencia, nos últimos anos, a modernização do espaço, recebe investimentos em tecnologias. Em novembro de 2021, houve a ampliação do atendimento, com o CIOp passando a operar em um novo prédio, totalmente equipado e com um número maior de órgãos para atendimento das chamadas e despacho de ocorrências.

Atendendo pelo número de urgência e emergência 190, o CIOp foi o primeiro Centro criado no Brasil, sendo referência para os outros estados no quesito integração, pontua o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“O nosso CIOp que é o serviço prestado para todos os paraenses segue sendo referência nacional desde que foi criado como referência em integração, integrando mais de 10 órgãos, para que possamos cada vez mais dar um suporte a população, não apenas no âmbito da segurança pública, mas também de saúde e diante de acidentes de trânsito, por exemplo. Estamos procurando sempre atender com agilidade a população que precisa de atendimento e aciona o 190”, afirmou Ualame.

Instituído pelo decreto estadual Nº 2.959 de 1998, de 16 de julho, em Belém do Pará, o Ciop, à época, foi pioneiro no Brasil, por mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Pará, possibilitando o registro de ocorrências de urgência e emergência na área de segurança pública, permitindo o despacho oportuno de guarnições.

De acordo com o Diretor do CIOp, Coronel Francisco Nóbrega, a missão principal do Ciop, é mediar a comunicação através dos três dígitos 190, entre o cidadão e os órgãos de segurança pública, como as Polícias Militar, Civil, Penal, Científica, Corpo de Bombeiros Militar, DETRAN, Guardas municipais de Belém, Ananindeua, Marituba, SAMU e SEMOB, que atuam diretamente dentro da sala de operações, possibilitando o acionamento das viaturas para atendimento das ocorrências de urgência e emergência de modo eficaz e estratégico na Região Metropolitana.

“Para fazermos essa ponte entre o cidadão e os órgãos, o Ciop conta com os atendentes de todas as forças e órgãos parceiros, mas também com uma equipe especializada através da central de Call Center nos atendimentos dos alertas nas escolas, alerta PM e alerta mulher, com medidas protetivas e no atendimento 190, onde são atendidas em média, mais de duas mil ligação por dia. Nos fins de semana, esse número dobra só na RBM”, informou.

O funcionamento do CIOp ocorre de forma ininterrupta nos sete dias da semana, 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis, que trabalham em escalas e turnos de seis horas por dia, em ambiente de acesso restrito. Além da Região Metropolitana de Belém (RMB), O CIOp também está presente no interior do Estado através dos Núcleos Integrados de Operações (NIOp).

Investimentos e Ampliação 

Com a ampliação dos espaços para atendimentos dos órgãos integrados no centro, o atendimento avançou em agilidade. No ano de 2021, a central 190 registrou 904.493 mil chamadas recebidas, já em 2022, foram registradas 827.283 mil chamadas, e ainda de janeiro a junho de 2023, foram 565. 554 chamadas para a central, em média de 94.259 ligações por mês e cerca de 3.141 ligações por dia.

Dentre as ocorrências mais registradas pelo CIOp de 2021 a junho de 2023, estão:
Perturbação do sossego alheio e Poluição Sonora que chega a 40,97% no total das chamadas;
Violência Doméstica com 7,13%; Ameaça totalizando 4,69%; Mediação De Conflito com cerca de 3,49% da ligações, entre outros delitos que são pontuados pela população que aciona o 190.

Videomonitoramento 

A Segup, por meio do Ciop, também registra ocorrências provenientes do serviço de videomonitoramento, que atualmente trabalha com 264 câmeras, distribuídas estrategicamente na Região Metropolitana de Belém (RMB). As imagens também podem subsidiar processos e procedimentos investigatórios.

Além da RMB, o videomonitoramento acontece também no interior do Pará com mais de 120 câmeras distribuídas nos municípios de: Abaetetuba, Altamira, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Santarém, Breves e Marabá. No interior, o serviço de videomonitoramento é realizado pelos Núcleos Integrados de Operações (NIOp), sob a supervisão  e Coordenação do CIOp.