Pará

Chegou o dia do lançamento do Anuário do Pará 2022-2023

A publicação do DIÁRIO DO PARÁ, com dados gerais e atualizados sobre o Estado, conta com novos conteúdos e deve chegar às bancas em breve após o evento de lançamento. Foto: Octávio Cardoso
A publicação do DIÁRIO DO PARÁ, com dados gerais e atualizados sobre o Estado, conta com novos conteúdos e deve chegar às bancas em breve após o evento de lançamento. Foto: Octávio Cardoso

Luiz Flávio

Consolidado como a mais completa fonte de consulta para estudantes, pesquisadores, jornalistas e turistas, reunindo as principais mudanças no cenário econômico, político, social e cultural ocorridas no Pará no último ano, o Anuário do Pará 2022-2023 será lançado na noite de hoje, no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), na travessa Quintino Bocaiúva. O ponto alto da noite será a conferência do Ministro de Estado das Cidades, Jader Barbalho Filho.

O projeto desse ano traz como tema a diversidade de linguagens do povo paraense, um dos aspectos mais ricos da nossa cultura. Desenvolvido desde 2010, a 13ª edição do Anuário do Pará traz matérias especiais sobre gírias, expressões e verbetes exclusivos do Estado, as línguas indígenas, as expressões religiosas, os escritores paraenses, além da tradição cultural de se contar histórias que só o paraense possui. Tem o status de obra mais completa que existe sobre o Estado.

Os 9 capítulos da obra trazem mapas, infográficos, tabelas, reportagens, artigos, pesquisas e fotografias para facilitar a consulta de estudantes, pesquisadores e para que o leitor tenha sempre um conteúdo completo para consulta. Traz ainda as estruturas organizacionais dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de todos os entes federativos, dados sobre a balança comercial, setores produtivos, empresas, além de uma radiografia completa de todos os 144 municípios do Estado.

São quase mil páginas de informações sobre infraestrutura, economia, educação, saúde, cultura, política, rede de proteção social e meio ambiente, com um conteúdo editorial completo, o que o torna referência para o mercado editorial e educacional do Estado.

O Anuário do Pará já se tornou uma obra de referência e muito aguardada pelos leitores, escolas e instituições de ensino e pesquisa daqui e de fora do Estado. É um estudo completo com informações confiáveis e atualizadas sobre o Estado envolvendo a biodiversidade, fauna e flora, turismo, geografia, cultura, economia e muito mais

Fábio Nóvoa, editor do Anuário, ressalta que o projeto volta a ter um lançamento presencial após 2 anos em função das medidas sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19.

“E a edição desse ano está bastante interessante e com um forte contexto cultural, na medida em que vai tratar da riqueza da linguagem paraense em todas as suas formas, abrangendo a literatura, verbetes e as diferentes línguas que falamos aqui”, destaca.

DOCUMENTO

O jornalista ressalta que o Anuário é um documento imprescindível na medida em que engloba num mesmo espaço todas as informações sociais, econômicas e políticas do Pará, funcionando como uma rica fonte de consulta não apenas para os paraenses, mas para quem está fora e quer conhecer nosso Estado.

“E a cada edição todas as informações são atualizadas e cada vez mais procuramos modernizar o projeto gráfico, privilegiando imagens, infográficos e outros mecanismos que deixem a leitura e a absorção e informações mais palatável para o leitor”, afirma.

Clayton Matos, diretor de Redação do jornal, reforça que o Anuário do Pará se tornou uma leitura obrigatória e uma fonte segura para quem quer saber tudo sobre o Pará, da política à economia, passando por vários temas de interesse da sociedade. “É um produto de leitura fácil, acrescido de muitos gráficos, imagens, com uma apresentação agradável e atraente”.

O projeto busca manter um banco de dados sempre atualizado, abordando as principais mudanças no cenário econômico, político, social e cultural do Estado. “A cada edição o Anuário do Pará sempre apresenta um projeto gráfico inédito e diferenciado. O objetivo é de facilitar o acesso de leitores, estudantes e pesquisadores a dados essenciais sobre o Pará”, diz.

PARCEIROS

Grandes parceiros comerciais estão no projeto:

Agropalma

Alubar

Alepa

Claro

TCM/ PA

Hydro

Imperador

Porto Dias/ Martedei

Norte Energia

Sebrae

Guamá

Hapvida/Notredame

Prefeitura de Barcarena

Sesi/Senai/Fiepa/IEL

 

Apoio:

Hospital HSM

 

Apoio Institucional:

Vale