O IBGE fará na próxima segunda-feira, dia 7, o lançamento dos Primeiros Resultados do Censo 2022 para a População Indígena no Brasil. O evento será no Theatro da Paz, em Belém (PA) e contará com as presenças do presidente interino do Instituto, Cimar Azeredo, representantes da Funai, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), entre outros representantes e lideranças de indígenas. O governador Helder Barbalho e o prefeito de Belém Edmildo Rodrigues também participam.
O IBGE divulga os Primeiros Resultados do Censo Demográfico 2022 para a POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL. São dados sobre população, domicílios (dentro e fora das Terras Indígenas), em números absolutos e percentuais, para níveis de Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal e Terras Indígenas.
O Censo 2022 contou como indígenas todas as pessoas que se autodeclararam como tal, fossem habitantes de Terras Indígenas (TI’s) ou residentes fora dessas áreas. No que se refere à localização dessas pessoas, o IBGE trabalhou com três categorias territoriais: Terras Indígenas oficialmente delimitadas (áreas que contam com alguma delimitação formal da FUNAI); Agrupamentos Indígenas (conjunto de 15 ou mais indivíduos indígenas, em uma ou mais moradias espacialmente contíguas, vinculados por laços familiares ou comunitários); e Outras Localidades Indígenas (incluiu: ocupação domiciliar dispersa em áreas rurais e urbanas; entorno das Tis e agrupamentos; área constatada ou com potencial de ocupação indígena).