Pará

Celebração de Corpus Christi em Capanema deve reunir 30 mil fiéis

Celebração de Corpus Christi em Capanema deve reunir 30 mil fiéis Celebração de Corpus Christi em Capanema deve reunir 30 mil fiéis Celebração de Corpus Christi em Capanema deve reunir 30 mil fiéis Celebração de Corpus Christi em Capanema deve reunir 30 mil fiéis
Confecção do tradicional tapete de 1.300 metros conta, em média, com o envolvimento de 200 pessoas FOTO: Wagner Almeida
Confecção do tradicional tapete de 1.300 metros conta, em média, com o envolvimento de 200 pessoas FOTO: Wagner Almeida

Ana Laura Costa

Realizada há 48 anos, a Festa de Corpus Christi (30), no município de Capanema, no nordeste do Pará, é uma das celebrações religiosas mais importantes do estado, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, em 2022. Neste ano, a celebração tem como tema “Eucaristia: fonte de amor e fraternidade”, e lema “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

De acordo com o organizador, Mauro Menezes, a expectativa é que a celebração reúna cerca de 30 mil fiéis. Ainda segundo ele, a confecção do tapete, em areia e serraria – símbolo da festa religiosa-, conta, em média, com o envolvimento de 200 pessoas. Mas antes da confecção, o processo perpassa pelo desenvolvimento do tema e lema, pensar os desenhos e a recepção do material de serragem com marceneiros da cidade, iniciado há 2 meses.

“Há 20 dias começamos a fazer as pinturas com os materiais de acordo com os desenhos que fazem alusão ao tema e lema deste ano. No último domingo e segunda-feira, jovens de diversas comunidades, como da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Nazaré, foram marcar os dez trechos que já estão divididos. Agora é revisar e confeccionar o tapete de 1.300 metros”, pontua.

A programação inicia na quinta-feira, com a tradicional missa campal, às 7h, na praça da Igreja Matriz do Perpétuo Socorro, localizada na rua Dom Pedro II, no centro de Capanema. O celebrante será o bispo diocesano Dom Carlos Verzelett. Após a missa campal, às 8h30, será realizada a procissão solene, com chegada e bênção em frente à Igreja Matriz. Às 17h, haverá o terço dos homens, com apresentação teatral às 19h30, seguida de programação cultural e sorteio de duas motos.

SENTIDO

Originária do latim, a palavra ‘Corpus Christi’ significa corpo de Cristo. A tradição diz que Jesus, na véspera de sua paixão, reunido com os apóstolos na ceia, instituiu a Eucaristia, quando disse ‘Tomai e comei, Tomai e bebei’, assim como ‘Todas as vezes que vocês fizerem isso em meu nome estarei no meio de vocês’. Para os católicos a Eucaristia é a própria presença de Jesus entre eles.

Na capital paraense, a Arquidiocese de Belém realiza a Solenidade de Corpus Christi na manhã de quinta-feira (30) nas oito Regiões Episcopais: Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, Sant’Ana, São João Batista e São Vicente de Paulo.

O monsenhor Agostinho Cruz, vigário geral da Arquidiocese e cura da Catedral da Sé, destaca que na celebração, a igreja tem a obrigação de tornar pública a fé pela Eucaristia.

“Na Páscoa também foi instituída a Eucaristia na presença do corpo e sangue, fazendo com que a igreja perpetue a presença viva de Cristo no Sacramento. A festa pública da Eucaristia é a confirmação dos milagres, então a igreja sai às ruas e demonstra confiança e fé não só no pão e vinho, mas no sangue de nosso Senhor que disse que estaria conosco até o fim dos dias”, explica.

Belém

O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, estará na Região Sant’Ana, presidindo a Santa Missa às 7h, na Catedral Metropolitana, localizada no bairro da Cidade Velha, junto ao Vigário Episcopal, padre André Teles, e aos demais padres da região. Em seguida, a procissão sairá em direção à Paróquia Santa Luzia, no bairro do Jurunas.