A Igreja Católica celebra neste domingo, 19, São José, o esposo de Maria e também reverenciado como protetor das famílias e patrono da Igreja.
Esposo da Santíssima Virgem Maria, José, que era carpinteiro, exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, que quis ser chamado filho de José, e Jesus foi submisso como um filho ao seu pai. A Igreja venera, com especial honra, como seu patrono aquele a quem o Senhor constituiu chefe da sua família.
Em 1870, o Papa Pio IX declarou José como patrono da Igreja Universal e instituiu outra festa, uma solenidade com uma oitava, a ser realizada em sua homenagem na quarta-feira, na segunda semana após a Páscoa.
No Pará, a Igreja celebra o santo desde o último sábado, 18. As missas solenes serão celebradas no sábado em todas as paróquias com programação especial nas dedicadas a São José nos bairros de Canudos, Umarizal, Icuí-Guajará, Águas Lindas e no Distrito de Outeiro. Já as procissões ficaram para o domingo.
Em Ananindeua, neste domingo, 19, devotos do santo participaram de uma procissão em honra a São José na Comunidade São José, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Amparo. A procissão foi acompanhada pelo padre Ivan Conceição e muitos fiéis devotos.