Pará

Casamento comunitário une 64 casais em ação do TJPA

Estão abertas até o dia 7 de maio as inscrições para a cerimônia civil de Casamento Comunitário, que encerrará a Semana de Conciliação no mês de junho. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Estão abertas até o dia 7 de maio as inscrições para a cerimônia civil de Casamento Comunitário, que encerrará a Semana de Conciliação no mês de junho. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Pryscila Soares

Diversas e inspiradoras histórias de amor abrilhantaram o casamento comunitário realizado no auditório Desembargadora Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos, no prédio-sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), no bairro do Souza, em Belém. Ao todo, 64 casais oficializaram o matrimônio, na manhã desta segunda-feira (12). O evento marcou a abertura da programação da VII Semana Estadual de Conciliação.

O Tribunal de Justiça seguirá com atividades da programação até o próximo sábado (17), quando ocorrerá a ação “Efetivando Direitos”, das 8h às 14h, na Praça da Bandeira. Serão ofertados serviços gratuitos à população. Dentre eles estão conciliação e orientação jurídica trabalhista; serviços de saúde (aferição de pressão, testes de glicemia, HPV, Covid-19, hepatite e atendimento odontológico); vacinação (Covid-19, Influenza e Tríplice Viral); coleta de resíduos e desconto na fatura de energia elétrica; exame de DNA; doação de Sangue, entre outros.

Com o tema “A Justiça em Parceria para Garantir Direitos”, a VII Semana Estadual de Conciliação é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A programação integra o calendário de eventos das celebrações pelos 150 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

“O Tribunal de Justiça do Estado do Pará realiza duas vezes ao ano o casamento comunitário. Escolhemos essa data de propósito, porque é dia dos namorados, uma data romântica para ficar marcada para o resto da vida. Durante a semana teremos eventos de conciliação, mediação e a cultura da paz. Todas as unidades do judiciário no estado vão trabalhar na conciliação e mediação. No sábado (17), vamos encerrar com uma grande ação de cidadania, na Praça da Bandeira, com a colaboração de vários parceiros como o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Exército e a Marinha”, declara a desembargadora Dahil Paraense, coordenadora do Nupemec.