Círio de Nazaré

Casa de Plácido recebe doações para atender romeiros no Círio

Ana Laura Costa

Para receber os romeiros que chegam a Belém de várias partes do Estado para o Círio, a Casa de Plácido busca doações para mais um ano de acolhida humana aos peregrinos. A paroquiana e coordenadora da Pastoral da Acolhida, Maria da Conceição Rodrigues, que atua na Casa junto à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), ressalta que a Casa já está recebendo um certo público, mas as doações ainda estão em baixa.

A coordenadora destaca que os itens para o Lava-pés como toalhinhas; sabonete líquido; hidratante; tal como alimentos não perecíveis (especialmente café, leite e açúcar); água mineral; guardanapos; copos e talheres descartáveis, são os que mais carecem de urgência no momento. “As pessoas já estão vindo, mas as doações ainda não estão acompanhando, estamos precisando de muita água mineral e muitos copos descartáveis”, frisa.

Desde 2009, a Casa recebe milhares de fiéis e prepara um espaço de cuidados para que os devotos descansem após horas caminhando para cumprir suas promessas.

VOLUNTÁRIOS

Este ano, são 594 voluntários inscritos em ação, distribuídos em 13 equipes de trabalho como de limpeza, de cozinha, de saúde, de massagem, de manutenção, de atendimento ao romeiro e da coordenação geral. A expectativa é que mais de 55 mil pessoas sejam recebidas neste ano. A Casa de Plácido vai abrir oficialmente no dia 4 de outubro, às 18 horas, mas antes desse horário já vai atender caravanas de romeiros. De 4 a 6 de outubro, o funcionamento será de 24h. No sábado (7), a Casa fica aberta até 12h, já no domingo (8) e segunda-feira (9), não abre.

A expectativa é que mais de 55 mil pessoas sejam atendidas na Casa de Plácido este ano
FOTO: wagner santana