Entretenimento

Carnaval em Belém: Escolas do grupo 3 abrem Desfile das Escolas de Samba

Teve início, na noite desta sexta-feira (23), o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém 2024 que pertencem ao grupo 3 Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Teve início, na noite desta sexta-feira (23), o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém 2024 que pertencem ao grupo 3 Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

Teve início, na noite desta sexta-feira (23), o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém 2024 que pertencem ao grupo 3, promovido pela prefeitura da cidade, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Das 11 agremiações deste grupo, sete se apresentaram na avenida do samba, na Aldeia Cabana David Miguel, no bairro da Pedreira. As demais escolas se apresentam amanhã (25), após a passagem dos Blocos Carnavalescos que também integram a programação oficial do desfile.

Entre as escolas que abriram o Desfile Oficial da Fumbel constam a Grêmio Recreativo Paixão Rubro Negra, Escola de Samba Rosa da Terra Firme, Associação Carnavalesca Alegria Alegria, Associação Carnavalesca Caprichosos da Cidade Nova, Associação Sócio Cultural Guerreiros do Samba e do Amor, Grêmio Recreativo Parangolé do Samba e Sociedade Cultural Embaixadores Azulinos.

As escolas de samba buscam o acesso para o grupo 2 do Carnaval de Belém 2025, que será destinado às três primeiras colocadas. Por isso, nem mesmo a chuva que caiu na noite de ontem tirou a empolgação dos brincantes. “Ensaiamos muito para fazer bonito na avenida. Dedicamos tempo e esforço, para representar bem o bairro da Terra Firme e conquistar esse acesso”, disse Daiane Monteiro, destaque da Escola de Samba Rosa da Terra Firme.

Mas, a chuva não permitiu que o público marcasse boa presença nas arquibancadas da Aldeia Cabana, mas os poucos que estiveram aproveitaram o batuque e animação das escolas de samba. “Todo ano chove no desfile das escolas, mas não me impede de vir prestigiar a cultura das escolas que estão se apresentando. Por isso, vale a pena e também pela diversão”, disse Valter Silva, 34 anos, pedreiro.

Mas, de certo, o desfile contagiou os moradores que moram nas proximidades da Aldeia Cabana, uma vez que assistiam das janelas e portas de suas residências. “A gente prestigia de cadeira cativa e protegido da chuva. Como morador da Pedreira e dentro da Aldeia Cabana, a gente aproveita o samba das escolas”, declarou Gleice Martins, 38 anos, moradora.

Na noite de hoje (11), a passarela do samba irá continuar, com a apresentação do desfile das escolas de samba do grupo 2 a partir das 19 horas, na avenida do samba da Aldeia Cabana David Miguel.