Ana Laura Costa
Na semana em que o Carnaval volta, após dois anos de pandemia, o bloco carnavalesco “Pretinhos do Mangue” retorna às ruas do município de Curuçá, no nordeste paraense, para a alegria dos turistas que se deslocam de todo o Estado e do Brasil, para curtirem um dos carnavais mais ecológicos do país.
Há mais de três décadas, o “Pretinhos do Mangue”, dá um show de consciência ambiental levando a mensagem de preservação dos mangues, que garantem o sustento de muitas famílias do município. Criado em 1989, o bloco nasceu a partir da frustração de dois amigos que foram ao mangue atrás de alimento, mas não conseguiram nenhum caranguejo. Então, decidiram passar lama pelo corpo e saíram pela cidade
em forma de protesto.
Este ano, o bloco ecológico vai homenagear o povo indígena Yanomami, o abadá é acessível, basta se cobrir com a lama do mangue e curtir com os amigos e familiares. No domingo (19), às 17h, o bloco sai do Porto Pretinhos do Mangue até a praça, onde se junta com outros foliões e blocos de carnaval.
De acordo com o secretário Adjunto de Cultura de Curuçá, Adilson Lima, a expectativa é que o Carnaval deste ano bate recorde de público. “Estamos esperando 50 mil pessoas por dia passando pela cidade, totalizando 200 mil nos 4 dias de folia. O bloco Pretinhos do Mangue é a nossa grande atração, mais de 20 mil pessoas devem brincar no bloco percorrendo as ruas de Curuçá. Montamos uma superestrutura, em que todas as secretarias estarão envolvidas e de prontidão para proporcionar o melhor para os foliões”, alega.
Ao todo, 42 blocos vão às ruas em todo a cidade e contam com o apoio logístico e financeiro da Prefeitura Municipal de Curuçá por meio da Secretaria de Cultura do Município. Mais de 500 agentes de segurança pública da PM; Polícia Civil; Guarda Municipal estarão A postos para orientar e promover segurança ao público. Além de bombeiros civis e seguranças particulares
para controlar a multidão.
GASTRONOMIA
Os turistas poderão aproveitar a estadia para conhecer a culinária e abastecer a energia, para curtir os dias de festa, com as iguarias no mercado local. “Os dois mercados da cidade estarão abastecidos com várias espécies de peixes como, pescada; tainha; pratiqueira e gó, além dos tambaquis criados em tanques. As feiras, açougues, supermercados e panificadoras estão com o estoque reforçado para que não falte nada para a população e visitantes”, ressalta o secretário adjunto.
Para quem quiser estender esse rolê gastronômico, outra boa opção é a Praça de Contemplação, situada na orla da cidade, assim como a sensação do momento, a Barraca do Pescador, que funciona para o almoço de 10h às 17h, servindo pratos como o peixe assado, popular “avuado”, também na orla de Curuçá.
Vale ressaltar que o Posto de Informações Turísticas (PIT), irá funcionar durante os 4 dias de carnaval, das 8h à meia-noite.