Grande Belém

CARNAVAL 2023: Aldeia Cabana recebe ensaio das escolas

Confira a ordem das escolas de samba e blocos carnavalescos que participam, em 2024, do concurso oficial de desfiles carnavalescos de Belém. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará.
Confira a ordem das escolas de samba e blocos carnavalescos que participam, em 2024, do concurso oficial de desfiles carnavalescos de Belém. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

Ainda não foi para valer, mas as escolas do grupo especial do Carnaval de Belém agitaram a avenida da Aldeia Cabana David Miguel, no bairro da Pedreira, na noite de ontem. O local foi palco do segundo dia de ensaio geral das agremiações, em preparação para o Desfile Oficial das Escolas de Samba do Carnaval, marcado para o próximo fim de semana, sábado (11) e domingo (12), promovido pela Prefeitura Municipal.

As escolas Grêmio Recreativo Esportivo Social “Piratas da Batucada”, atual campeã do Carnaval, Grêmio Recreativo e Carnavalesco “Deixa Falar” e Grêmio Recreativo Carnavalesco “Os Colibris” foram as agremiações que participaram do ensaio de ontem.

Na avenida não teve a participação dos carros alegóricos e brincantes fantasiados, mas sobrou animação e a oportunidades para as equipes fazerem os últimos ajustes para o desfile.

“Esse é o momento de todas as escolas colocarem em prática todos os experimentos que fizeram durante todo esse tempo, como harmonizar a bateria, as passistas, mestre-sala e porta-bandeira e até o controle do tempo. E nós, da Piratas da Batucada, vamos ensaiar para mostrar como estamos prontos para o desfile”, disse Jacó Machado, vice-presidente.

Apesar de ser um ensaio, o público marcou presença nas arquibancadas, assim como os moradores da área. “Assisto aos ensaios todos os dias, o que me deixou ansiosa para o dia do desfile. Valorização da nossa cultura, que estava há dois anos sem acontecer por causa da pandemia”, disse Eunice Souza, 54, moradora do local.

Na noite desta quinta-feira, o ensaio vai reunir as escolas de samba “Xodó da Nega”, “Bolo Bole”, “Matinha” e “Quem São Eles”, a partir das 20 horas.