Pará

Caraparu celebra o tradicional 'Círio das Águas'

Foto: Irlaine Nóbrega
Foto: Irlaine Nóbrega

Nesta quinta-feira (8), muitos fiéis irão participaram do 104º Círio Fluvial de Nossa Senhora Imaculada Conceição (também conhecido como Círio de Caraparu), no município de Santa Isabel, Região Metropolitana de Belém. O tema da festividade deste ano é “Batizado sou, com Maria participar eu vou”.

“O batismo nos insere na igreja e nos chama a participar da sua vida e missão, com a dignidade de filhos de Deus. Por isso, convidamos a todos a virem com suas famílias, viver a essência do seu batismo e confraternizar entre irmãos”, explica o Pároco Padre Rúzevel Lourinho.

Considerada uma das mais antigas e tradicionais festas católicas no Estado do Pará, a expectativa é que cerca de dez mil pessoas tenham participado da procissão, segundo a coordenação da festividade. A romaria começou com a alvorada por volta das 5h, depois da missa, os fiéis saíram da igreja da Vila, e seguiam até a comunidade do Cacau, onde uma missa foi celebrada pelo pároco, em uma capela que fica às margens do rio. Logo após, a procissão retornou à Vila de Caraparu.

Os fiéis participaram do 104º Círio Fluvial de Nossa Senhora Imaculada Conceição (também conhecido como Círio de Caraparu), no município de Santa Isabel. Foto: Irlaine Nóbrega

A coordenadora da festividade, Ana Cláudia Farias, conta que o Círio tem um grande simbolismo e segue a tradição de seus primórdios. “O Círio de Caraparu ainda é conduzido de forma muito semelhante aos seus primórdios no século 20. Os romeiros acompanham a berlinda em barcos, canoas a remo ou caiaques”.

A festividade de Nossa Senhora Imaculada da Conceição seguirá até o dia 11 de dezembro, com atrações religiosas, bingo, leilão beneficente, e arraial para a comunidade, sempre no período da noite após as missas.