Pará

Capanema se prepara para a celebração de Corpus Christi

A Igreja Católica celebra  no dia  30 de maio,  a Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
A Igreja Católica celebra  no dia  30 de maio,  a Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Ana Laura Costa

Com o tema “Eucaristia: fonte de vida que gera vocação para o reino”, a 47ª celebração pelo Dia de Corpus Christi, com a tradicional missa e procissão que conduz o Santíssimo Sacramento sobre o tapete artístico de serragem e areia colorida nas ruas de Capanema, será realizada no próximo dia 8 de junho. A programação deve iniciar às 7h, com missa solene na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conduzida pelo padre Dom Carlos Verzeletti.

A Festa de Corpus Christi no município, uma das celebrações religiosas mais importantes do Estado, ganhou em junho de 2022 o status de Patrimônio Cultural Imaterial do Pará. A manifestação cultural que tem o tapete de serragem colorida com elementos bíblicos e símbolos alusivos à Sagrada Eucaristia, como marca identitária do evento, conta com o envolvimento de mais de 500 pessoas.

FESTIVIDADE

Segundo Mauro Menezes, um dos coordenadores da festividade, desde fevereiro, os membros da Igreja Matriz se organizam para concluir as atividades da festa.

“Agora já concluímos a pintura das serragens, das areias e a parte dos insumos necessários para fazer o desenho, que precisa ser de acordo com o tema e lema”, pontua. De acordo com o coordenador, o trabalho primoroso da construção do tapete será feito às vésperas da celebração, no dia 7 de junho.

Durante o percurso, de cerca de 1.300 metros pelo tapete confeccionado, serão realizadas seis paradas de reflexões, momento em que os populares podem meditar sobre o texto envolvendo o tema com o padre Dom Carlos Verzeletti fazendo uma reflexão junto com os frades e padres da Igreja Matriz.

As expectativas para a festividade deste ano são as melhores, Mauro lembra que, por conta da pandemia, os anos de 2020 e 2021 foram marcados por dificuldades, portanto, nada mais justo do que compensar os momentos difíceis e superá-los. “Nós esperamos muitos visitantes este ano, afinal, a festividade é cultural, religiosa e um movimento importante. A rede hoteleira do município sempre fica esgotada às vésperas, então, esse ano não será diferente”, finaliza.

O show da banda católica paulista Vida Reluz vai encerrar a programação no ginásio Sagrada Família, a partir das 19h. Os ingressos podem ser comprados a R$ 20,00 na secretaria da paróquia.