URGENTE!

Canaã dos Carajás: Garimpeiros ficam presos em túnel após desabamento

Incidente em Canaã: garimpeiros presos em túnel após desabamento. Trabalhadores estão vivos e tentando abrir nova rota de resgate.

A expectativa é que, com o uso de bombas mais potentes ou sondas, seja possível retirar a água do segundo acesso e realizar o resgate com segurança.
A expectativa é que, com o uso de bombas mais potentes ou sondas, seja possível retirar a água do segundo acesso e realizar o resgate com segurança.

Três garimpeiros ficaram presos em um túnel após o desabamento de uma caixa de contenção, que bloqueou a entrada principal na manhã desta sexta-feira (24). Segundo informações do Portal Canaã, os trabalhadores estão vivos e conseguem se comunicar com colegas por meio de um pequeno espaço que ainda permite acesso ao local.

O incidente aconteceu por volta de 24h em uma área de exploração com cerca de 50 metros de profundidade. Outros trabalhadores, que já solicitaram ajuda, estão tentando abrir uma segunda entrada para o túnel. No entanto, essa nova rota está inundada, com aproximadamente 30 metros de água, o que dificulta o resgate.

De acordo com relatos à redação, as autoridades competentes, incluindo a Vale, já foram acionadas e enviaram equipamentos especializados. Com o pequeno acesso que ainda resta, os trabalhadores conseguiram enviar alimentos e água para os que estão presos no subterrâneo.

A expectativa é que, com o uso de bombas mais potentes ou sondas, seja possível retirar a água do segundo acesso e realizar o resgate com segurança. Os bombeiros e equipes de resgate estão no local desde às 6h, mas a operação exige muita cautela para evitar novos desmoronamentos. Os trabalhadores conseguem se alimentar e hidratar através de um tubulação que foi improvisada. A mina é ilegal, segundo autoridades.