Pryscila Soares
A Campanha Nacional de Multivacinação teve início ontem (10), em todo o país, com o seu lançamento oficial realizado no Pará. Por iniciativa do Ministério da Saúde, o evento coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ocorreu no período da manhã, na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, com a presença do governador Helder Barbalho, representantes do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Belém.
No Pará, cada município executará a vacinação nos postos de imunização. O objetivo é ampliar a cobertura de diversas vacinas em todo o estado, tendo como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para adultos, serão disponibilizados imunizantes contra hepatite B, influenza e dupla adulto. As Usinas da Paz também terão postos de imunização até o dia 26 deste mês, quando encerra a campanha.
Todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis nas salas de imunização nos 144 municípios paraenses, com ênfase em vacinas contra poliomielite e sarampo, doenças que ameaçam voltar em função da baixa cobertura vacinal, mas também contra difteria, coqueluche, tétano, febre amarela e hepatite B.
Anfitrião do evento, o governador Helder Barbalho agradeceu os representantes do Ministério da Saúde por Belém ter sido escolhida para promover o pontapé inicial da campanha no país.
“Este é um momento único de mobilização nacional, a partir do estado do Pará, para que possamos retomar a força da vacinação em todas as cidades do Brasil, em cada canto deste país. Estou muito feliz de começar pelo Pará, mobilizando a nossa sociedade e fazer chegar vacinas em cada local, seja na cidade, nas comunidades tradicionais, aos povos indígenas, nas comunidades ribeirinhas, para que todos possam aceitar o chamamento, estejam envolvidos nesta campanha pela vida em que imunizar, se proteger, representa a saúde”, declara.
LANÇAMENTO
Além do governador, participaram do evento a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel; o diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Éder Gatti; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entre outras autoridades.
O lançamento da campanha também representa uma importante iniciativa do governo federal, juntamente com os governos estaduais, para recuperar as coberturas vacinais em todo o país, conforme ressaltou a secretária de Vigilância em Saúde do MS, Ethel Maciel.
“É muito importante estarmos juntos nesta importante missão de recuperar as nossas coberturas vacinais. Estamos trabalhando arduamente pela recuperação das coberturas vacinais. Temos uma nova embaixadora da vacina, a Xuxa, que se engajou nesta luta conosco. A escolha de Belém, a região amazônica, é emblemática para o governo do presidente Lula. A partir de agora, o Ministério da Saúde pensa o Brasil não mais como um bloco, mas entendendo as especificidades e particularidades de cada região”, destaca.
Além da Campanha de Multivacinação, Ethel Maciel lembrou que a pasta deve antecipar para este ano a campanha de vacinação 2024 contra o vírus influenza, causador da gripe.
“Era uma reivindicação antiga da região e nós vamos conseguir fazer isso pela primeira vez, entendendo a diferença que há aqui na região Norte, que as infecções respiratórias são anteriores ao restante do Brasil. Estamos unindo os três entes da federação: município, estado e governo federal nesta ação importante de salvar vidas e impedir que doenças que já estavam controladas retornem ao nosso país”, disse. “Estou muito feliz de estar aqui com o governador Helder, que foi um símbolo de defesa da ciência e da vacina”, assinala.
A Campanha fará o dia “D” no próximo dia 19. Na data, haverá reforço no número de postos de vacinação e no efetivo de profissionais envolvidos com o intuito de alcançar um número maior de crianças e adolescentes imunizados.
Serviço
Campanha Nacional de Multivacinação
- A campanha iniciou ontem e segue até o dia 26 deste mês, tendo o dia “D” marcado para o próximo sábado (19). A imunização está disponível em todos os postos de imunização, nos 144 municípios paraenses. Pais ou responsáveis precisam apresentar a caderneta de vacinação da criança nos locais.
- O objetivo é ampliar a cobertura de diversas vacinas em todo o estado, tendo como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos.
- Para adultos, serão disponibilizados os imunizantes contra hepatite B, influenza e dupla adulto (difteria e tétano).
- A iniciativa é do Ministério da Saúde, coordenada no Pará pela Sespa e executada pelos municípios. Durante o período da campanha, as Usinas da Paz também terão postos de imunização.