Pará

Cametá realiza a abertura da pesca do Mapará

A pesca do Mapará, importante atividade econômica na Região de Integração Tocantins, também se destaca como atração cultural de Cametá
A pesca do Mapará, importante atividade econômica na Região de Integração Tocantins, também se destaca como atração cultural de Cametá

A pesca do Mapará, importante atividade econômica na Região de Integração Tocantins, também se destaca como atração cultural de Cametá. O governador Helder Barbalho, acompanhado de autoridades estaduais e municipais, estará presente ao evento nesta sexta-feira (1º), a partir de 8h. A festa de abertura da pesca se tornou patrimônio cultural e imaterial do Estado, e faz parte do calendário oficial de eventos do município, ao marcar o encerramento do período de quatro meses de defeso, quando a captura da espécie é proibida.

A chamada “pesca do borqueio” só ocorre nessa região. É formado um grande círculo de embarcações para que os pescadores batam na água, direcionando os peixes até a rede.

Mais do que cumprir a lei, as comunidades tradicionais da região exercem a consciência ambiental, respeitando o período da reprodução para garantir a oferta permanente do pescado. A pesca da espécie gera renda e contribui para a segurança alimentar.

No ano passado, no dia da festa – organizada pelas comunidades de Cametá há mais de 20 anos – foram capturadas aproximadamente 50 toneladas de Mapará.