A manhã desta sexta-feira (24) foi marcada por emoção e comemoração no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Estudantes, amigos e familiares se reuniram nas proximidades para acompanhar a tão aguardada divulgação do Listão do Processo Seletivo 2025 (PS 2025), que ocorreu às 9h45.
Durante a coletiva de imprensa que antecedeu a divulgação, no Centro de Eventos Benedito Nunes, o reitor da instituição, Gilmar Pereira da Silva, apresentou os números do PS 2025, que ofertou 7.668, sendo 200 delas reservadas a pessoas com deficiência; são 183 cursos de graduação e 200 turmas, em 12 campi.
“É uma satisfação imensa anunciar que tivemos um total de 72.351 inscritos, um aumento significativo em relação ao ano passado”, comenta sobre o número, que é de 10.449 a mais que em 2024.
“A UFPA se propõe, cada vez mais, a ser uma instituição inclusiva e acolhedora. Damos as boas-vindas aos nossos novos alunos, celebrando o esforço e a dedicação de cada um que alcançou essa conquista”, declarou Gilmar, que acompanhou o primeiro Processo Seletivo enquanto reitor.
1º LUGAR
Com a nota de 909,50 no Enem, o destaque do PSS 2025 foi Gabriel Alencar Ecker, de 20 anos, aprovado em primeiro lugar geral, aprovado no curso de Medicina. O estudante é um exemplo de determinação e foco nos estudos. Atualmente cursando Engenharia da Computação na Universidade de São Paulo (USP); ele ainda acumula a conquista também no curso de Medicina, sendo aprovado em 2023 na Universidade do Estado do Pará (UEPA).
“A gente sempre espera, na verdade, ser aprovado, mas nem sempre o 1º lugar. Eu já esperava passar, claro, mas não pelo 1º lugar. Estava morando em São Paulo e o curso [Engenharia da Computação] em si não era o que eu esperava. Resolvi fazer o Enem novamente e voltar para Belém”, contou.
Gabriel fez a prova em São Paulo, sem comunicar nenhum conhecido. O que foi uma surpresa para a mãe, Bárbara Ecker, 52, médica. Ela estava na academia quando recebeu a notícia, e celebrou a aprovação do filho e futuro colega de profissão. “É muito orgulho você saber que você tem um filho assim. É um menino extremamente estudioso, focado, esforçado, ele tem método. Então, acho que isso tudo contribui para que ele esteja sempre nos primeiros lugares”.
DETERMINAÇÃO
Entre os demais aprovados, histórias de superação e determinação marcaram o dia. Davi Medeiro, de 18 anos, aprovado em Ciências Contábeis, chegou ao campus acompanhado da mãe, Maria Viviane, 40 estudante de Pedagogia na própria UFPA. “Estudar aqui era um objetivo nosso em família. Sempre incentivamos uns aos outros, e é meu primeiro ano tentando. Hoje a festa é no Distrito Industrial”, disse Davi, emocionado.
Em um colégio localizado na rodovia Augusto Montenegro, bairro do Parque Verde, Raimundo Júnior, de 19 anos, agora calouro de Medicina, não escondeu a felicidade: “esse momento é a realização de um sonho. Sempre quis cursar Medicina, e estar aqui, celebrando isso, é indescritível. Foi um caminho de dedicação nesses dois anos tentando, mas valeu cada esforço. Agora é focar no futuro e na profissão que sempre desejei”.
Maria Clara De Montalvão, 18 anos, caloura de Serviço Social, viveu uma verdadeira reviravolta ao descobrir a aprovação. “Eu estava no ônibus, quase chegando em casa, quando vi o resultado. Dei um grito de felicidade que chamou a atenção de todo mundo. Foi um momento emocionante, comecei a chorar ali mesmo. Já faço o curso técnico de gestão hospitalar, mas sempre sonhei em cursar Serviço Social. É muito bom saber que todo o esforço valeu a pena”, compartilhou entusiasmada.
No bairro da Pedreira, Thaylla Martins, 17 anos, caloura de Enfermagem, comemorou o resultado com a mãe, Gláucia Teixeira, também enfermeira. “Eu estava saindo do banho quando minha mãe já estava olhando o resultado. Quando vi que passei, foi só gritaria! Enfrentar o Enem foi desafiador, principalmente a matéria matemática e ciências da natureza, mas minhas notas em redação e humanas me ajudaram muito. Estou muito feliz de seguir o caminho da minha mãe na Enfermagem. É um sonho que começa agora, rumo à medicina”, descreveu.
10 PRIMEIROS COLOCADOS DO PS
Dos dez primeiros colocados do PS 2025, nove são de Medicina. Outro ponto que chamou atenção foi que eles são do curso de Medicina, enquanto apenas um é de outro curso, Direito.
1º – Gabriel Alencar Ecker – Medicina/Belém
2° – Tiago Santos dos Santos – Medicina/Belém
3°- Maria Victória Souza da Silva Conde – Medicina/Belém
4° – Rebeca Marques da Silva – Medicina/Belém
5° – Arthur da Costa Pinheiro – Medicina/Belém
6° – Otávio Coutinho – Medicina/Belém
7º – Alan Cassius Sanches Pantoja – Medicina/Altamira
8º – Alefe Henrique de Lacerda Gomes – Direito/Belém
9° – Raissa Ferreira Valle – Medicina/Belém
10°- Emerson José da Silva Sobrinho – Medicina/Belém