Pará

BRT Metropolitano: Equipes trabalham dia e noite para avanço das obras

Projeto conta agora com turno de trabalho noturno, das 21h até as 5h da madrugada
Projeto conta agora com turno de trabalho noturno, das 21h até as 5h da madrugada

Os avanços na obra do BRT Metropolitano, executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), são visíveis ao longo da BR-316. Atualmente, há 30 frentes de trabalhos ativas. São sete na rodovia. Para adiantar ainda mais o cronograma do projeto, com previsão de conclusão em maio de 2024, foi implantado neste segundo semestre o turno de trabalho noturno, que vai de 21h até as 5h da madrugada.

O NGTM destaca que o objetivo é aproveitar o período de verão na região, em que há menos incidência de chuvas, para avançar com as obras durante as 24 horas do dia, além de aproveitar o horário de menor tráfego na via, interferindo o mínimo possível na rotina das pessoas.

“Criamos mais um turno de trabalho para avançar com as obras. O serviço noturno está tendo uma boa produtividade e contribuindo para cumprir o cronograma”, afirma o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.

No período noturno, são executados serviços de drenagem, o que inclui o assentamento de tubos, caixas e reaterro. Também há frentes de terraplenagem, pavimentação e os serviços nas passarelas. A orientação do NGTM é que condutores, pedestres e ciclistas fiquem atentos à sinalização para garantir a fluidez e segurança do tráfego na BR-316 durante o período de obras.

BRT Metropolitano – O BRT Metropolitano é um projeto de mobilidade urbana do Governo do Pará, que vai reduzir o tempo de viagem à capital com a reestruturação dos primeiros 10.8 quilômetros da BR-316. O projeto prevê a construção de 22 km de ciclovia, 13 passarelas, 13 estações de ônibus, 2 terminais de integração, 4 túneis, um viaduto (já entregue), além de pavimentação, calçadas, urbanismo e drenagem.

O projeto é constituído das linhas alimentadoras – ônibus que circularão nos bairros dos municípios Ananindeua, Marituba e Benevides – para transportar os passageiros aos terminais de integração de Marituba e de Ananindeua, utilizando a mesma passagem. Desses terminais partirão os ônibus da linha troncal pelo corredor BR-Almirante Barroso.