Os avanços na obra do BRT Metropolitano, executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), são visíveis ao longo da BR-316. Atualmente, há 30 frentes de trabalhos ativas. São sete na rodovia. Para adiantar ainda mais o cronograma do projeto, com previsão de conclusão em maio de 2024, foi implantado neste segundo semestre o turno de trabalho noturno, que vai de 21h até as 5h da madrugada.
O NGTM destaca que o objetivo é aproveitar o período de verão na região, em que há menos incidência de chuvas, para avançar com as obras durante as 24 horas do dia, além de aproveitar o horário de menor tráfego na via, interferindo o mínimo possível na rotina das pessoas.
“Criamos mais um turno de trabalho para avançar com as obras. O serviço noturno está tendo uma boa produtividade e contribuindo para cumprir o cronograma”, afirma o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.
No período noturno, são executados serviços de drenagem, o que inclui o assentamento de tubos, caixas e reaterro. Também há frentes de terraplenagem, pavimentação e os serviços nas passarelas. A orientação do NGTM é que condutores, pedestres e ciclistas fiquem atentos à sinalização para garantir a fluidez e segurança do tráfego na BR-316 durante o período de obras.
BRT Metropolitano – O BRT Metropolitano é um projeto de mobilidade urbana do Governo do Pará, que vai reduzir o tempo de viagem à capital com a reestruturação dos primeiros 10.8 quilômetros da BR-316. O projeto prevê a construção de 22 km de ciclovia, 13 passarelas, 13 estações de ônibus, 2 terminais de integração, 4 túneis, um viaduto (já entregue), além de pavimentação, calçadas, urbanismo e drenagem.
O projeto é constituído das linhas alimentadoras – ônibus que circularão nos bairros dos municípios Ananindeua, Marituba e Benevides – para transportar os passageiros aos terminais de integração de Marituba e de Ananindeua, utilizando a mesma passagem. Desses terminais partirão os ônibus da linha troncal pelo corredor BR-Almirante Barroso.