Diego Monteiro
Mesmo com o elevado volume de automóveis registrados na BR-316, no final da tarde deste domingo, 30, o regresso a Belém após o último final de semana de julho foi considerado tranquilo pelos agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). O fluxo de veículos seguiu em ritmo considerado habitual, com um leve aumento próximo ao término do dia, mas sem transtornos.
Os condutores que retornaram à cidade puderam desfrutar de uma viagem fluida, uma vez que a velocidade média registrada na barreira do Detran foi de 60 quilômetros por hora. Além disso, uma equipe do DIÁRIO percorreu a extensão entre o distrito de Mosqueiro e o município de Marituba, trecho que costuma apresentar longos congestionamentos, mas o trânsito estava normal.
Adicionalmente, os servidores do órgão de trânsito chamaram a atenção para a ausência de acidentes graves nas estradas e no trecho que dá acesso à cidade de Belém como uma das justificativas para a tranquilidade. A pequena lentidão formada no município de Marituba era por causa de um semáforo presente na região, exigindo que os condutores reduzissem a velocidade por motivos de segurança.
É relevante ressaltar que os servidores do Departamento de Trânsito do Pará preveem que nesta segunda-feira, 31, o trânsito fique intenso, com pontos de congestionamentos pela BR-316. Porém, para evitar contratempos, o alerta aos veranistas que ainda estão no interior do Estado e pretendem retornar a Belém é que a viagem seja feita somente na terça, 1º de agosto, a fim de garantir fluidez e segurança nas estradas.
Vale destacar que a orientação visa diminuir o fluxo de veículos que entrarão na capital paraense na manhã desta segunda-feira, período em que a expectativa é que haja mais carros circulando pela BR-316. Além do efetivo da autarquia pela estrada, os semáforos presentes no município de Marituba ficarão verde na maior parte do tempo para garantir maior fluidez.