Pará

Bombeiros registraram 88 incêndios em condomínios da RMB em 2023

Incêndio nos apartamentos do Parc Paradise. Foto: Diego Monteiro
Incêndio nos apartamentos do Parc Paradise. Foto: Diego Monteiro

Luiz Flávio

Levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) aponta que em 2023 foram registrados 8.313 atendimentos relacionados a incêndios em todo Estado do Pará. Somente na Região Metropolitana foram registrados 2.208 atendimentos, dos quais 88 foram ocorrências em condomínios.

Ainda de acordo com dados da corporação, o ano de 2022 registrou 1.067 ocorrências de incêndios, das quais 52 foram em condomínios, o que corresponde a um aumento desses sinistros em empreendimentos residenciais na ordem de 69,23% de um ano para o outro.

Os números servem de alerta para que os cuidados sejam redobrados, especialmente neste período de elevadas temperaturas onde os equipamentos de ar condicionados e ventiladores são cada vez mais necessários.

“Nos últimos meses a capital presenciou diversas ocorrências de incêndios de grandes proporções em condomínios residenciais, com cenas desesperadoras de evacuação das famílias e de muita tristeza de quem testemunha sua propriedade, fruto de muito trabalho e penosa economia, esvair-se consumida pelas chamas em poucos minutos”, destaca Pedro Henrique Garcia Tavares, advogado especialista em Direito Condominial.

No dia 19 de agosto do ano passado um apartamento localizado no penúltimo andar do Edifício Bossa Nova, no bairro do Castanheira, pegou fogo. Os moradores ficaram desesperados com a situação e conseguiram sair do prédio, ficando na rua enquanto os bombeiros lutavam para debelar as chamas e controlar o incêndio

Dia primeiro de outubro passado um incêndio de grandes proporções atingiu o primeiro andar do Edifício Deneb, localizado na Avenida Pedro Miranda, esquina com a travessa Lomas Valentinas, no bairro da Pedreira. Segundo testemunhas, o fogo teria iniciado nas primeiras horas da manhã, por volta de 5h, em um dos apartamentos, se alastrando para dois apartamentos vizinhos. O incidente não deixou vítimas, apenas danos materiais.

Ainda no mês de outubro, só que no dia 9, outro apartamento pegou fogo na rua dos Tamoios, bairro do Jurunas, em Belém. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar evacuaram o prédio. As chamas atingiram o último apartamento e puderam ser vistas de longe. Os bombeiros atuaram rapidamente no combate às chamas, impedindo que o fogo se alastrasse para outros apartamentos. A suspeita é que tenha ocorrido um curto-circuito no apartamento. Não houve vítimas.

Nesta quinta-feira, 1, um incêndio atingiu dois apartamentos em uma das torres do condomínio residencial Parc Paradise, no bairro da Cremação. Rapidamente, os moradores das quatro torres do residencial deixaram seus imóveis enquanto os bombeiros controlavam as chamas. Não houve registro de feridos.

“O fogo começou por volta das 14h40, começou uns estalos e começou a mandar mensagem no nosso grupo, quando começou o alarme de incêndio. Foram momentos desesperadores”, disse Isabela maues, 15, estudante.

Isabela maues, 15, estudante e moradora do Parc Paradise. Foto: Diego Monteiro

Em caso de incêndio em condomínio a orientação é a evacuação imediata do prédio com toda família e animais de estimação, levando apenas o que tiver à mão. “Deve ser usada a escada de incêndio, mantendo a porta corta-fogo fechada e nunca deve ser usado o elevador. A rota de fuga é sempre para o térreo, nunca para o topo. Ao ser constatado um princípio de incêndio, deve ser ligado imediatamente para 193 – Corpo de Bombeiros”, aponta o advogado.

 

 

Dicas que evitam tragédias e salvam vidas em condomínios:

Para condomínios:

  • Inspecionar e recarregar anualmente os extintores e testar as mangueiras dos hidrantes;
  • Inspecionar periodicamente as portas corta-fogo;
  • Instalar alarme de incêndio;
  • Proceder com manutenções da rede elétrica condominial;
  • Treinar funcionários para saber como agir corretamente em situações de emergência;
  • Deixar sempre livre e sinalizadas as rotas de fuga;
  • Manter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) sempre atualizado.

 

Para condôminos:

  • Evitar sobrecarregar tomadas e ligações indevidas;
  • Atentar para retiradas de equipamentos da tomada;
  • Evitar velas acesas quando a unidade estiver fechada ou sem ocupante;
  • Não improvisar instalações elétricas;
  • Não usar cestos de lixo como cinzeiros;
  • Não jogar pontas de cigarro pela janela;
  • Não sobrecarregar as instalações elétricas com a utilização de “plugues T” ou extensões.