Pará

Bombeiros do Pará celebram 140 anos

Cerimônia com presença do governador Helder Barbalho celebrou os 140 anos do Corpo de Bombeiros do Pará.
Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Cerimônia com presença do governador Helder Barbalho celebrou os 140 anos do Corpo de Bombeiros do Pará. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Wesley Costa

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) comemorou ontem (24) os seus 140 anos de fundação. A celebração, realizada no quartel do Comando-Geral, em Belém, contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, autoridades de órgãos de segurança pública, familiares dos militares e personalidades que serviram ao quartel ao longo dos anos de existência.
A missão primordial da corporação consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos em todo Estado. Criado em 1882, o CBMPA surgiu como uma companhia da Polícia Militar, tendo à frente como primeiro comandante o Capitão BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu. Atualmente, o comando possui mais de 2.700 militares entre homens e mulheres, praças e oficiais, presentes nos municípios paraense.
O governador do Pará falou sobre a representatividade da instituição ao longo dos anos. “O Corpo de Bombeiros é absolutamente fundamental para o sistema de segurança pública e prestação do serviço à população paraense. São 140 anos de uma bela história e, acima de tudo, de uma corporação moderna que se reinventa a todo instante, para continuar ativa no sentido de cuidar e olhar por todos os paraenses”, disse.
Helder destacou ainda a importância de investimentos que permitam a ampliação da atuação do CBMPA. “Todos nós temos essa missão de investir em novos quartéis, estruturas técnicas, equipamentos de combate a incêndio, para que possamos ampliar o efetivo e, consequentemente, a presença do Corpo de Bombeiros pelo Estado. Hoje, devemos festejar o presente a partir de sua história, mas também, projetar um futuro de muita prosperidade ao CBMPA”, pontuou o governador.
O Comandante-geral da instituição, Coronel Hayman Apolo Gomes de Souza, também ressaltou a importância do serviço militar durante todos esses anos. “São 140 anos de muito trabalho e ajuda à nossa população e também a nós que fazemos parte dessa gente. Nós temos muito orgulho de prestar esse serviço e continuaremos sempre aqui disponíveis para atender o povo paraense”, disse.
No evento, o público pôde acompanhar uma exposição de equipamentos de segurança e o desfile de veículos oficiais utilizados pelos militares.

MEDALHA
Durante o evento, o governador recebeu a medalha Ordem do Mérito do Corpo de Bombeiros Militar do Pará no grau Grão Mestre. Além dele foram homenageadas autoridades e personalidades civis, além de oficiais e praças da corporação.
O subtenente Jedalias recebeu a medalha Ivo de Abreu e atua há mais de 20 anos em atividades de mergulho, uma das vocações da corporação diante das diversidades de rios e ocorrências em meio aquático, na região.

ESTRUTURA
Além do Quartel do Comando Geral sediado na capital, o CBMPA possui mais 30 unidades operacionais, 07 unidades, e outros setores distribuídos na Região Metropolitana de Belém e nas cidades do interior do Estado.