Cerca de 400 alunos e suas famílias participaram da Aula Inaugural do Curso de Formação de Praças Bombeiros Militares, na manhã desta sexta-feira (3), na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém. Houve cerimônia também em Marabá e Santarém. Entre as 60 mulheres que integram os novos servidores, está Ianka Amador, 23 anos, que afirma viver um sonho com mais esse passo.
O governador Helder Barbalho, que participou da cerimônia em Belém, deu as boas-vindas aos alunos e frisou a importância do aumento de cerca de 20% do efetivo da Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), por meio do concurso, um dos maiores da história da corporação. O que comprova a determinação do governo estadual de priorizar o Sistema de Segurança Pública.
“Sintam-se abraçados, acolhidos e reconhecidos nessa nova jornada. Servir ao Corpo de Bombeiros Militar não é uma escolha qualquer, se trata de uma missão, de saber que daqui para frente cada um passará a ter compromisso com a vida da nossa sociedade”, observou o chefe do Executivo estadual.
O governador observou, ainda, que ”de 12 mil novos servidores efetivos que ingressaram no Estado, ao longo dos últimos quatro anos, cerca de 7 mil integram o Sistema de Segurança Pública, buscando resgatar o nosso compromisso, ampliar presença, garantir estratégia, ostensividade, combater a criminalidade e servir a vida dos paraenses”.
Após a conclusão das etapas do concurso, que contou com os testes de conhecimento, avaliações psicológicas, de saúde, física e investigação dos antecedentes pessoais, os alunos participarão, até novembro, do Curso de Formação que será realizado em três polos de formação: o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Belém, no quarto Grupamento Bombeiro Militar em Santarém e no quinto Grupamento em Marabá.
“Todos nós abdicamos de muitas coisas pra estar aqui. Queremos nos entregar de corpo e alma para essa instituição. Eu sempre tive muito interesse em ajudar pessoas e hoje eu me encontro em um lugar em que vejo que posso fazer a diferença na sociedade. A expectativa é de, com muita força de vontade e dedicação, viver essa missão e entregar tudo o que a sociedade espera da corporação”, comenta Talles Miléo, 26 anos, que é um dos alunos que participou do evento em Belém.
O comandante geral do CBMPA, coronel Jayme Benjó, assegura que esse momento é singular na história da corporação. “Vamos reforçar a presença do Corpo de Bombeiros nos 144 municípios paraenses, onde a corporação atua com atividade de socorro, de combate aos incêndios, salvamento, atendimento pré-hospitalar ao trauma e a resposta aos desastres. Este momento fortalece o nosso lema ‘Vidas alheias e riquezas salvar’”, pontua.
O curso contará com 1.460 horas aulas com 34 disciplinas operacionais e o estágio supervisionado, sob a coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e da Diretoria de Ensino e Instrução do CBMPA. “Eles receberão nesses próximos meses inúmeras instruções técnicas operacionais, para subsidiar o atendimento que eles garantirão para a população paraense. Será uma rotina diária de 8h de aulas práticas e teóricas das mais diversas áreas, jurídica, operacional e da saúde. Estamos dedicados para que eles recebam a melhor formação”, informa a tenente coronel Alessandra Pinheiro, diretora de Ensino e Instrução.