A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicou que 55% dos produtos mais buscados na Black Friday estão com tendência de redução de preços, como ventiladores e tênis femininos, que registraram quedas de até 15% e 13%, respectivamente. Enquanto itens de maior demanda, como ar-condicionado e televisores, mantiveram os preços com poucas variações.
Em todo o Brasil o período deve movimentar aproximadamente 5,2 bilhões de reais no comércio, representando um crescimento modesto de 0,4% em relação à Black 2023. O aumento, embora discreto, reflete a importância crescente da data que desde sua inclusão no calendário varejista em 2010 consolidou-se como uma das mais significativas do setor, especialmente com a evolução do e-commerce e o apelo das promoções.
De acordo com o executivo do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas) de Belém, Renato Cortez, a expectativa de crescimento para a Black deste ano no setor na capital paraense é em torno de 6% a 8% nas vendas em comparação ao ano passado. O executivo destaca que as lojas se prepararam muito bem para o momento, com estoques abastecidos.
No shopping center localizado na Travessa Padre Eutíquio, no bairro de Batista Campos, lojistas estão com boas expectativas para esta sexta-feira (29), data oficial da Black Friday 2024. Na loja Piccadilly, especialista em itens para o público feminino, a gerente Renata Rodrigues, 36 anos, afirma que a preparação para a data tem sido realizada desde o final de outubro para início de novembro.
A procura por bolsas, sapatos, cintos e carteiras se intensificou nesta semana, ressaltando o movimento maior às vésperas da Black 2024. “O movimento está sendo maior do que no ano passado. A maior procura é pelos calçados. Estamos com excelentes expectativas para a Black deste ano”.
No quesito tecnologia, na loja Sol Informática, especializada em aparelhos eletroeletrônicos, há duas semanas que o estabelecimento já faz um esquenta de descontos, com uma “Pré-Black” para colocar em evidência os produtos que estão com preços promocionais. Para chamar a atenção dos clientes que passam pela frente da loja, tem até uma faixa chamativa para fisgar os consumidores para os descontos que podem chegar até 200 reais em compras pagas por Pix.
“Os estoques estão prontos. O que está tendo muita saída são as smart TVs e as caixas de som. Temos a expectativa de que 200 smart TVs estejam disponíveis em nosso estoque para esta sexta-feira”, explica o gerente Glei Siqueira, 51, sobre a expectativa para este ano.
O item estética também é um dos focos nas promoções de Black Friday. Especializada na beleza feminina, a loja Yes Cosmetics já preparou kits com perfumes, maquiagens e produtos de skincare para a mulherada. De acordo com a gerente do local, Sheila Figueiredo, 31, vários itens já entraram em promoção desde o início do mês, tudo para garantir as boas vendas neste período. “Já estamos nos preparando há bastante tempo para este momento. Nossos produtos são veganos, exigência de muitas clientes atualmente. E já temos diferentes kits promocionais montados para conquistar elas”.
FUNCIONAMENTO SHOPPINGS – BLACK FRIDAY SEXTA-FEIRA (29)
PÁTIO BELÉM
Shopping terá um horário de funcionamento especial: lojas e praça de alimentação abertas das 9h às 23h
BOULEVARD SHOPPING BELÉM
Lojas – 10h às 23h
Praça de Alimentação – 10h às 23h
Restaurantes – 11h às 00h
Cinema – De acordo com a programação.
SHOPPING METRÓPOLE ANANINDEUA
Lojas, quiosques, alimentação, lazer e restaurantes – 10h às 23h
CASTANHEIRA SHOPPING
Lojas, parque de diversão e praça de alimentação: 9h às 23h
Em todos os dias: academia e cinemas, seguem horários de acordo com suAs programações
SHOPPING BOSQUE GRÃO-PARÁ
Lojas e quiosques – 10h às 23h – horário estendido
Praça de Alimentação – 10h às 23h
Entretenimento e Lazer – 14h às 23h
Restaurantes – 11h às 23h
Cinema / Teatro – De acordo com a programação
Academia / Crossfit- De acordo com a programação
PARQUE SHOPPING
Lojas: 10h às 23h
Praça de Alimentação: 11h às 23h.
Restaurantes: 11h às 23h
Cinema: De acordo com a programação