A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove neste sábado,2, o Dia Nacional de Combate à Dengue ( Dia D) que tem por objetivo o combate ao mosquito transmissor do vírus, o Aedes aegypti.
A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com diversas capitais brasileiras devido ao período de alta sazonalidade de transmissão da doença.
O Dia Nacional de Combate à Dengue será realizado no Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), com o primeiro ponto de encontro dos agentes de combates às endemias em frente à agência da Caixa Econômica Federal (Av. José Bonifácio com Rua Paes de Souza). A partir deste local serão visitados 2.170 imóveis num total de 11 quarteirões.
O segundo ponto de encontro será no bairro da Cremação, em frente ao supermercado Líder (Av. Alcindo Cacela com Av. Fernando Guilhon), com percurso de 17 quarteirões e visita a 1. 836 imóveis.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde, que corresponde à semana epidemiológica 9, foram confirmados 201 casos de dengue em Belém neste ano. Até o momento, 507 casos foram notificados, dos quais 143 foram descartados e 163 seguem em análise. Os bairros com mais registros são Guamá (34), Cremação (18) e Coqueiro (14). Belém segue sem registro de mortes causadas pela doença.
Desde o início do ano, a Sesma realiza o Mutirão de Combate à Dengue. O primeiro ocorreu no dia 11 de janeiro, no bairro do Jurunas, e o segundo foi em 19 de janeiro, no bairro do Barreiro. Também foram realizados mutirões na Marambaia, Guamá, Cremação, Pedreira e nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci.
A Sesma ressalta que a responsabilidade pela limpeza dos imóveis é de seus proprietários. Em caso de suspeita de focos do mosquito, a população pode ligar para o Disque Endemias – 3251-4218, de segunda a sexta-feira de 8h às 18h.