Grande Belém

Belém já registrou quase 200 casos de dengue no ano

O primeiro caso, detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.
O primeiro caso, detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos Foto: Wagner Santana/Diário do Pará.

Cerca de 70 servidores municipais e profissionais de saúde participaram da campanha Dia D de Combate à Dengue. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira, 29, nos intervalos de tempo de trânsito de veículos e pedestres na Av. Almirante Barroso, esquina com a Tv. Lomas Valentinas.

O Dia D de Combate à Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Até o momento, o ano de 2022 registrou 197 casos de dengue e 10 de Chikungunya.

“A prevenção começa em casa: é lá que temos que ficar atentos com a água parada, que pode provocar a proliferação dos mosquitos em vasos com plantas, garrafas, nos quintais, calhas, no armazenamento de água na cozinha e banheiros, e nos prováveis criadouros dentro e fora de casa”, alerta Liliane do Vale, coordenadora das equipes de Educação e Saúde das Sesma.

O vírus da dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

O período do ano com maior transmissão das doenças é nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. Na região Norte, o período é mais conhecido como inverno amazônico.

Aos primeiros sinais de suspeita da dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima e efetuar a notificação, para que o distrito municipal responsável possa acionar visita técnica dos agentes de saúde para identificar focos e orientações necessárias.

Programação

O Dia D de Combate à Dengue segue em campanha nesta quarta-feira, 30, no Distrito Administrativo do Guamá. Na sexta-feira, 2 de dezembro, a campanha volta à Av. Almirante Barroso com a participação de profissionais de todos os distritos administrativos da região metropolitana, que vão mobilizar a parada de tempo dos semáforos desde São Braz até o conjunto do Basa, na Av. Tavares Bastos.

No sábado, 3 de dezembro, a campanha se desloca ao distrito de Mosqueiro. No domingo, 4, o local é a Praça da República, com a presença de todos os profissionais envolvidos na campanha e as equipes de educação e saúde.

A campanha Dia D de Combate à Dengue é realizada das 8h às 12h.

Fonte: Agência Belém