A categoria dos rodoviários da Grande Belém decidiu que não haverá greve a partir de amanhã (10). Eles aceitaram a proposta de reajuste de 4,5% linear no salário, auxílio clínica, e vale alimentação, assim como a manutenção da função de cobrador urbano e do Centro de Formação dos Rodoviários.
A negociação foi conduzida pela vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região – TRT-8, desembargadora Ida Selene Sirotheau Corrêa Braga, e contou com a participação inédita dos representantes dos municípios de Belém e Ananindeua (o município de Marituba não enviou representante), além do governo do Estado e do Dieese.
Realizada no Pleno do TRT-8, a reunião teve a duração de mais de três horas e no final as partes celebraram um acordo estabelecendo o reajuste da categoria com base no valor do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), aplicado ao que foi estabelecido em acordo anterior estabelecido pelas partes. Com isso, como explica a desembargadora Ida Selene.
“Ficou decidido o reajuste da categoria no valor do INPC. Nós teremos o valor exato do INPC na sexta-feira, dia 12 e esse valor será aplicado em todas as cláusulas que existem como salário, ticket alimentação. A proposta é que o índice correto será aplicado na norma coletiva, aí, tanto o Sindicato Patronal e da categoria vão apresentar para que eu possa homologar o acordo”, explicou a desembargadora.