NOVA ERA

Banco da Amazônia muda identidade visual e estreia no mercado de maquininhas

Banco da Amazônia celebra 83 anos com nova identidade visual e lançamento de maquininha de pagamento.

Banco da Amazônia celebra 83 anos com nova identidade visual e lançamento de maquininha de pagamento. Foto: divulgação
Banco da Amazônia celebra 83 anos com nova identidade visual e lançamento de maquininha de pagamento. Foto: divulgação

Dia 9 de julho, no dia em que completou 83 anos de história, o Banco da Amazônia deu um passo simbólico e estratégico rumo ao futuro. A instituição apresentou, na manhã desta quarta-feira (9), na sede do banco em Belém, uma nova identidade visual e também marcou o lançamento da primeira maquininha de pagamento da instituição.

A nova fase foi detalhada pelo presidente do banco, Luiz Lessa, que destacou a necessidade de equilibrar o papel histórico da instituição como banco de fomento com as exigências de um banco comercial moderno e competitivo. 

“Hoje é o aniversário do banco, 83 anos, um banco que já passou por várias mudanças. Começou como Banco da Borracha, foi Banco de Desenvolvimento e hoje é um banco comercial que tem todo um fomento aqui na região da Amazônia. Mas esse banco de fomento precisa evoluir. Precisamos resgatar a nossa identidade de banco comercial sem esquecer do lado do fomento. A gente precisa ter esse equilíbrio”, afirmou.

A nova identidade é resultado de um projeto de rebranding desenvolvido pela consultoria FutureBrand – a qual apresentou o evento para os colaboradores e para a imprensa. O slogan “Sonhar. Mover. Impactar.” reflete o compromisso do banco em conectar legado e inovação, além de fortalecer sua atuação como agente de desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

“Não dá para falar de Banco da Amazônia sem falar de sustentabilidade. A gente traz o nome ‘Amazônia’ com destaque na nova marca, numa folha que representa crescimento, leveza e renovação. Isso está diretamente conectado com o que a gente quer construir daqui para frente”, detalhou Lessa sobre o novo logotipo.

 A instituição apresentou, na manhã desta quarta-feira (9), na sede do banco em Belém, uma nova identidade visual e também marcou o lançamento da primeira maquininha de pagamento da instituição.
A instituição apresentou, na manhã desta quarta-feira (9), na sede do banco em Belém, uma nova identidade visual e também marcou o lançamento da primeira maquininha de pagamento da instituição.

Substituindo a atual marca, “que já tem mais de 20 anos, mostra exatamente essa evolução, essa mudança, esse novo momento que o banco está passando: um momento em que está mais conectado com as novas realidades, novas demandas para cumprir cada vez melhor o seu papel, de apoiar o desenvolvimento da Amazônia”, destacou.

Novidades e Lançamentos do Banco da Amazônia

Entre as novidades apresentadas, também estava a maquininha de pagamento do Banco da Amazôniaa, que começa a operar a partir de agosto. O equipamento, com sistema Android e visor touchscreen, permite transações por Pix, débito e crédito, com liquidação rápida e planos acessíveis – incluindo isenção de aluguel nos dois primeiros meses. “O grande diferencial da maquininha de pagamento é o custo. Estamos entrando com taxas muito agressivas, que vão possibilitar que sobre mais recursos para o pequeno empreendedor, para o MEI [Microempreendedor Individual], para o micro e pequeno empresário, na hora de fazer a antecipação dos recebíveis”.

Lessa destacou ainda que, mesmo antes do lançamento oficial, o banco já contava com 3.400 clientes que o utilizam como instituição centralizadora, o que demonstra a confiança do mercado. “Esses clientes já acreditavam no banco mesmo antes de termos a maquininha”, disse.

A nova fase do banco inclui ainda o lançamento de um cartão de crédito – com destaque para o Cartão Pólen, pensado especialmente para o contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) –, além de novo site e aplicativo previstos ainda para este semestre. “Já lançamos o consórcio duas semanas atrás e foi um recorde nacional: vendemos um grupo inteiro em dois dias e meio”, lembrou.

Financiamento e Recursos para a COP 30 e Turismo

Sobre os recursos voltados à COP 30 e ao turismo, Lessa lembrou que o Basa tem linhas específicas de financiamento, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), com condições atrativas para pequenos empreendedores.

Com presença consolidada nos nove Estados da Amazônia Legal e um lucro líquido de R$307,5 milhões no primeiro trimestre de 2025,  e contratou R$4,3 bilhões em crédito, com destaque para linhas voltadas à agricultura familiar, pequenos empreendedores e projetos sustentáveis.

“Quando a gente tem uma conta digital, a gente entra no novo mundo. E aí o banco vai ter três negócios: o negócio tradicional, que é o banco comercial, o banco de fomento e o banco digital. O banco digital, as nossas fronteiras não existem mais. Hoje o mundo está totalmente conectado, você consegue fazer vendas de produtos e serviços no mundo digital em qualquer lugar”.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.