Moradores de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, recebem neste domingo (09) a Avenida Ananin duplicada, com 1,8 km de extensão, ciclovia, calçada com acessibilidade, faixas de pedestre, abrigos para passageiros de ônibus e paisagismo. Além da entrega da avenida, o governo do Estado vai liberar o tráfego de veículos no viaduto localizado no KM-07 da rodovia.
A avenida leva mais mobilidade para a população da Região Metropolitana, uma vez que interliga a BR-316 aos bairros Cidade Nova e Guajará. Ela também é estratégica para o projeto do BRT Metropolitano, pois possibilitará que os ônibus chamados “alimentadores” – que vão buscar os passageiros nos bairros – possam acessar o Terminal de Integração de Ananindeua, onde os ônibus expressos partirão para Belém, sem precisar trafegar pela rodovia BR-316.
“A entrega da Avenida Ananin, no município de Ananindeua, representa um compromisso do Governo do Estado em garantir a mobilidade urbana para a nossa população, uma nova alternativa que integra a região metropolitana da nossa capital e sem dúvida traz qualidade de vida”, afirma o governador Helder Barbalho.
“ A implantação da avenida possibilita aos moradores da região uma melhor condição de acesso e mobilidade, uma vez que lá passarão linhas de ônibus. A avenida está equipada com ciclovia e as pessoas que utilizam bicicleta no seu dia a dia terão uma condição mais segura de trafegar”, informa o diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro.
Além de fazer a ligação entre o maior polo gerador de viagens do município de Ananindeua para o Terminal de Integração, a via foi utilizada para um dos lançamentos de drenagem da BR. Com a Ananin pronta, a população ganhou também infraestrutura, possibilitando melhor prestação de serviços públicos, como o acesso de ambulâncias e coleta de lixo, à população do entorno da via.
A dona de casa Joice Salgado da Costa mora há seis anos em um condomínio às margens da Avenida Ananin e anda de bicicleta pela via. “Era muito ruim, só mato. No tempo de inverno enchia, tinha que andar pelas águas. Agora ficou 100%. A gente tem passagem para todo canto. Não enche; tranquilo mesmo”, detalha Joice.
A moradora destaca ainda as melhorias que a obra trouxe para os moradores, além da mobilidade. “A segurança não era assim como é agora. O carro da polícia passa toda hora. A coleta de lixo era ruim, e agora eles vêm. O imóvel tá muito valorizado. As pessoas que querem vender, vendem porque está na frente de uma avenida”, afirma Joice Salgado.
Há 20 anos, Antônio Castro, pescador aposentado, aguardava por esta melhoria. “O que tinha era só aquele pantanal, tinha sucurijuba, não tínhamos nada. Carro não entrava, alagava tudo. Ficou maravilhoso agora. O asfalto, tudo aqui achei bonito. Achei bom!”, afirma o aposentado.