Pará

Autoridades lamentam falecimento de Édson Franco, fundador da Unama

Aos 86 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (13) o professor Edson Franco, fundador e primeiro reitor da Universidade da Amazônia (Unama)
Aos 86 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (13) o professor Edson Franco, fundador e primeiro reitor da Universidade da Amazônia (Unama)

Aos 86 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (13) o professor Edson Franco, fundador e primeiro reitor da Universidade da Amazônia (Unama), membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo. O velório ocorrerá a partir das 9h na capela do Colégio Nazaré com saída para sepultamento às 15h, em direção ao cemitério de Santa Izabel, no bairro do Guamá, em Belém.

No início de julho, Franco passou por um procedimento cirúrgico recebendo um stent. Devido a sua idade e necessidade do cuidado com o procedimento, ele ficou internado na UTI de um hospital particular. Mas seu quadro agravou, vindo a falecer nesta madrugada.
Logo após a informação da morte do educador, diversas autoridades se manifestaram em suas redes sociais lamentando o falecimento.
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do professor Édson Franco, fundador e primeiro reitor da Universidade da Amazônia (Unama), com relevantes serviços prestados à educação do Estado do Pará. Minha solidariedade à família e que Deus o receba na sua imensa glória”, destacou o senador Jader Barbalho (MDB).
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também lamentou a morte do professor e lembrou a importância de Franco para a educação paraense. “Lamento profundamente o falecimento do professor Édson Franco, nesta quinta-feira. Fundador e primeiro reitor da Universidade da Amazônia, instituição na qual estudei, o professor Édson sempre será lembrado pelas suas contribuições e dedicação à educação no Pará. Meus sentimentos aos familiares neste momento”.

A Prefeitura de Belém emitiu uma nota de pesar, distribuída à imprensa. “A Prefeitura Municipal de Belém manifesta profundo pesar pela morte do professor Edson Raymundo Pinheiro de Souza Franco, ocorrida na madrugada desta quinta-feira,13.  Edson Franco foi um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade da Amazônia (Unama) e além da carreira no magistério, era advogado e jornalista, membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo. e Mais recentemente estava no cargo de diretor-geral Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa)”.

Já a Universidade da Amazônia, fundada por ele, lembrou o legado construído por Édson Franco e sua imensa contribuição ao ensino. Ele era professor Emérito da instituição desde 2017.

Franco iniciou a caminhada pelo Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesep), que mais tarde, em 1987, juntou-se às Faculdades Integradas Colégio Moderno e posteriormente virou a União das Escolas Superiores do Pará (Unespa). Em 1993 passou a ser chamada de Universidade da Amazônia, a primeira universidade privada do estado. Foi reitor da Unama em diferentes períodos, de 1974 até o ano 2009.

“Dr. Édson Franco deixa um Legado ao Estado e de contribuição imensurável de apoio à educação. Foi um dos principais agentes durante a elaboração das diretrizes do Programa Universidade para Todos (ProUni), enquanto presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em 2004. Pela importância histórica para à Universidade, Dr. Édson Franco sempre esteve presente – à convite – em quase todos os eventos oficiais da UNAMA e era carinhosamente recebido pelos colaboradores e gestores da instituição. A UNAMA muito se orgulha desse gestor, professor e se solidariza aos familiares, amigos e antigos alunos que tiveram a honra de conviver com esse ser humano exemplar”, finaliza.