A Assembleia Geral da Unimed Belém, realizada neste domingo, 22, no Hangar, destituiu a diretoria executiva da cooperativa de médicos e escolheu os substitutos da nova direção em mandato também até a realização de uma nova eleição. O Conselho Fiscal da cooperativa colocou em pauta a destituição da atual diretoria e 231 médicos cooperados votaram a favor, e 50 foram contrários à proposta.
O Conselho Fiscal alegou motivos considerados graves para destituir a diretoria executiva da Unimed, que amarga uma séria crise financeira há meses. Além disso, há denúncias de obras com atrasos de continuidade e contestação dos valores pagos pelos serviços, entre outras situações que tornaram a permanência dos dirigentes praticamente insustentável.
A diretoria executiva da Unimed era composta por Antônio Travessa, Sandra Leite, Alberto Anijar, Robson Tadashi e Elaine Figueiredo. Agora, assumem os médicos Liane Rodrigues (diretora geral), Eduardo Carvalho ( (diretor financeiro), Áurea Maria Nunes (Diretora de provimentos), Allan Cavalcante (diretor administrativo) e Katsuro Harada Jr. (Diretor de recursos próprios).
A realização da assembleia chegou a ser contestada na Justiça e uma liminar suspendeu o encontro. Porém, na última semana uma nova decisão acabou validando a assembleia geral.