Pará

Assembleia de Deus comemora 113 anos e relembra chegada dos fundadores

Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Foto: Ana Laura Costa
Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Foto: Ana Laura Costa

Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Para relembrar a data histórica, a Igreja realiza neste sábado,15, a tradicional reconstituição da chegada dos evangelistas, que fundaram a Assembleia de Deus na capital paraense. 

O evento atrai milhares de pessoas a cada edição, vindas de navios e vestidas em trajes de época do século XX. A programação ocorrerá às 9h, na Escadinha do Porto de Belém, na Estação das Docas. 

No início do século XX, os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, receberam em profecia a ordem de que tinham que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Ao pesquisarem num mapa, descobriram que era um local distante, localizado na Amazônia. 

Sem verba e sem entenderem o idioma português, partiram de Nova York rumo à capital paraense. Os missionários desembarcaram em Belém no dia 19 de novembro de 1910. Conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cederam sua casa para realizar as primeiras reuniões pentecostais. 

Depois de muitos encontros, finalmente, no dia 18 de junho de 1911, os missionários fundaram em Belém a Missão da Fé Apostólica, que sete anos depois foi registrada como Assembleia de Deus.

“O maior legado disso no que diz respeito a nossa cidade é que nasceu aqui em Belém do Pará. Essa igreja que está no Brasil todo, ela teve seu início em 18 de junho de 1911, aqui em Belém do Pará, fruto do chamado de dois missionários suecos, que vieram dos Estados Unidos para Belém”, disse o pastor Philipe Câmara. 

Serviço:

Reconstituição da Chegada dos Pioneiros

Local: Escadinha do Porto de Belém

Data e hora: 15 de junho, sábado, às 9h