O arcebispo emérito de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, faleceu ontem no município de Altamira, no Pará. Ele viajou ao Pará no último domingo, 23 de julho, para orientar o retiro espiritual dos padres da diocese. Contudo, sofreu uma queda, fraturou o fêmur e precisou ser hospitalizado. “Às 00h15, desta quarta-feira, em função de uma parada cardiorespiratória, faleceu santamente”, disse o comunicado da diocese de Xingu-Altamira.
O velório teve início às 6h, na catedral de Altamira (PA). Às 8h foi celebrada uma missa de corpo presente e, então, o corpo foi trasladado para a cidade de Vitória (ES). Hoje, será a missa na catedral de Vitória (ES), seguido do traslado do corpo para Colatina (ES). Na sexta-feira, 28 de julho, às 12h, santa missa na catedral de Colatina (ES), seguido de traslado para Mariana (MG); às 21h, inicia-se o velório com missa em Mariana (MG), no santuário de Nossa Senhora do Carmo.
No dia 29 de julho, sábado, haverá ainda, no santuário Nossa Senhora do Carmo, duas missas, uma às 7h, e outra às 10h. Às 14h, tem início o traslado do corpo para a catedral Basílica, onde às 15h será realizada a missa das Exéquias, seguida de sepultamento na cripta da catedral Basílica metropolitana de Mariana, a ser transmitida pelas redes sociais da arquidiocese.
“A nossa solidariedade aos familiares e amigos de Dom Geraldo Lyrio Rocha, a Dom Airton José dos Santos e a todo povo de Deus na amada Arquidiocese de Mariana. Em preces, supliquemos a Deus que conceda, em sua graça, o merecido descanso a Dom Geraldo”, informou em nota Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.