Pará

Apagão de 4h30 causa transtornos e prejuízos no Pará

Quem precisava do fornecimento de luz para garantir renda, precisou ter paciência e torcer para o restabelecimento do serviço o quanto antes. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Quem precisava do fornecimento de luz para garantir renda, precisou ter paciência e torcer para o restabelecimento do serviço o quanto antes. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Wesley Costa

Nesta terça-feira (15), um “apagão” foi registrado em diversas cidades brasileiras. Em Belém, o problema causou transtornos na comunicação e prejuízos a comerciantes que mantinham boas expectativas no feriado. A falta de energia total, que durou cerca quatro horas e meia, provocou acidentes em vias da cidade, já que os sinais ficaram apagados. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), uma falha na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) teria sido o motivo da interrupção do serviço.

Ainda de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), 16 mil MW de carga deixaram de abastecer estados do Norte e Nordeste do Brasil. Outras cidades do Sudeste também foram afetadas com o problema iniciado às 08h30. Em nota, o MME informou também que o titular da pasta, Alexandre Silveira, determinou de imediato a criação de uma sala de situação e uma apuração sobre as causas do incidente.

Quem precisava do fornecimento de luz para garantir renda, precisou ter paciência e torcer para o restabelecimento do serviço o quanto antes. “Hoje (ontem) nos preparamos para receber um grande público, até por conta do feriado, né? Agora estamos aqui sem poder trabalhar e até sem comunicação, um caos”, disse a batedora de açaí, Solange Almeida, 34.

Na feira do Ver-o-Peso, muita gente também precisou fechar os boxes mais cedo para não ter maiores prejuízos. Algumas pessoas conseguiram antecipar o trabalho, antes da queda do sistema. “Como cheguei cedo, consegui preparar muita coisa. Mas alguns colegas não tiveram essa mesma sorte. O ruim é que sem energia não dá para fazer nada mesmo. Só nos resta esperar”, contou a boieira Maria Araújo, 56.

As ruas do Centro Comercial também se esvaziaram rapidamente. As poucas lojas que decidiram abrir as portas neste feriado, precisaram encerrar as atividades mais cedo do que o previsto. “Já estávamos até animados, porque o movimento estava começando a ficar intenso. De repente veio essa falta de energia e complicou tudo. Até o sinal de internet sumiu e ficamos de mãos atadas”, relatou o vendedor Rui Guilherme.

A falta de energia total, que durou cerca quatro horas e meia, provocou acidentes em vias da cidade, já que os sinais ficaram apagados. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Em nota, o Grupo Equatorial Energia confirmou a interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, devido a ocorrência de abrangência nacional. Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização foi iniciada o quanto antes. O Grupo seguiu acompanhando as providências para o restabelecimento integral das cargas e deslocou equipes técnicas para ficarem de prontidão em suas bases nos estados.

No final da manhã, o Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou o reabastecimento elétrico e a retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de todas as capitais do Nordeste. O órgão afirmou ainda que às 12h30, haviam sido recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.