ANUÁRIO DO PARÁ

Anuário 2024-2025 será lançado hoje

Chegou a hora! A nova edição da “enciclopédia” do Pará será lançada logo mais à noite.

O evento de lançamento da edição terá palestra do governador Helder Barbalho
O evento de lançamento da edição terá palestra do governador Helder Barbalho FOTO: divulgação

O governador Helder Barbalho (MDB) será o conferencista do evento de lançamento da 15ª edição Anuário do Pará – DIÁRIO DO PARÁ, marcado para esta terça-feira, 25, na Fábrica 242, bairro da Campina, iniciando pontualmente às 19h por conta da agenda de compromissos do governador.

Com o tema “Eu sou do Pará”, a publicação 2024/2025 busca, em seu tema, enaltecer o orgulho de ser paraense, que voltou com força nos últimos anos, antes mesmo de Belém ter sido anunciada sede da maior conferência do clima, a COP30 – maior evento ambiental já realizado no país depois da Rio 92.

A ideia de criar o que acabou por se tornar a grande “enciclopédia” do estado nasce, na verdade, de um trabalho conjunto dos profissionais do DIÁRIO DO PARÁ, quando decidem fazer algo sobre o fato de não existir uma publicação confiável, uma fonte ampla de consultas, para matérias, reportagens sobre o estado.

Presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno lembra que os veículos da empresa mesmo já há algum tempo levantam essa bandeira, o que contribuiu para que “Eu sou do Pará” fosse o norte escolhido para uma edição que marca a trajetória do Anuário.

“A questão da COP30 vem reforçar mais ainda esse sentimento. Teremos a mais importante discussão climática do planeta no Pará, em Belém, seremos o centro das discussões desse tema para o mundo inteiro. É algo que nos orgulha, nos dá um sentimento cada vez mais forte de que o Pará para nós, é tudo. Esse reforço e essa abordagem para a COP teve adesão inclusive de muitas empresas, muitos parceiros comerciais, que também tem esse sentimento de orgulho de nossas origens. Isso agora vai ser reconhecido por todos”, destaca.

Com quase mil páginas, a edição 2024/2025 tem o prefácio escrito pelo ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). A publicação conta com uma série de reportagens sobre os bons exemplos do estado em todas as áreas, projetos, personalidades, tradições, ações de governo e outros assuntos, incluindo um amplo destaque para os debates da Conferência do Clima, a ser realizada em novembro próximo.

O conteúdo editorial completo traz informações sobre infraestrutura, economia, educação, saúde, cultura, política, rede de proteção social e meio ambiente. “Acho que muitas pessoas ainda não tem noção do valor que isso traz para todos nós. Não existe nenhuma publicação única, condensada, com tudo o que tem no anuário. Eu diria que hoje é a maior fonte de informações do estado do Pará”, reforça Centeno.

Credibilidade

Para Clayton Matos, diretor de redação do DIÁRIO, a credibilidade do Anuário do Pará tem direta relação com o fato de que tudo é feito por uma equipe que sabe exatamente a importância desse tipo de levantamento.

“Hoje em dia, com a rapidez que a notícia tem de estar no ar, de estar publicada, ter acesso a um compilado de informações essenciais para poder fazer uma apuração rápida, mas bem embasada, é de um valor enorme. E para quem decide ter um exemplar desse para si, em casa, no trabalho, eu diria que é um material que ajuda até mesmo a ter dimensão do efeito do que acontece no estado, seja na economia, no meio ambiente, na questão do desenvolvimento. É um trabalho de pelo menos cinco meses até a conclusão. E nossa equipe está de parabéns pela entrega do produto. Tudo o que você precisa saber sobre o Pará está aqui no Anuário! “, declara.

Acessível

Editor-geral do Anuário do Pará, o jornalista Fábio Nóvoa, que é editor também do DIÁRIO DO PARÁ, destaca que todo o trabalho de pesquisa, coleta de dados e junção de informações foi realizado por uma grande equipe do próprio jornal. O resultado é uma publicação completa, bem apurada e com uma linguagem acessível aos leitores, para servir de consulta também sobre diferentes setores do Estado

“O tema ‘Eu Sou do Pará’ busca reforçar esse sentimento atual de orgulho que temos do nosso estado e das nossas riquezas, que estão ganhando o Brasil e o Mundo. E ainda tem a COP30, momento em que os olhos das diferentes nações estarão na nossa região. Somos destaque na cultura, gastronomia, setores produtivos, negócios, política, enfim, tudo que está disponível no Anuário”, detalha Nóvoa.

“É um tema que gera identificação direta com o público local e valoriza a cultura, a economia e a diversidade do estado, o que cria um vínculo emocional com a audiência. Isso, sem dúvida, foi um fator de atratividade, pois conecta a marca dos parceiros a um sentimento de orgulho e pertencimento regional”, confirma Patrícia Tupinambá, gerente comercial do DIÁRIO e do DOL.