CELEBRAÇÃO

Ananindeua: Santuário de Nossa Senhora das Graças comemora um ano de elevação

O Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, localizado na Praça Matriz de Ananindeua, celebra um ano da instalação canônica nesta terça-feira (27).

O Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, localizado na Praça Matriz de Ananindeua, celebra um ano da instalação canônica nesta terça-feira (27).
O Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, localizado na Praça Matriz de Ananindeua, celebra um ano da instalação canônica nesta terça-feira (27). foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

O Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, localizado na Praça Matriz de Ananindeua, celebra um ano da instalação canônica nesta terça-feira (27). O momento é de celebração, pois um ano atrás, a Igreja Matriz de Ananindeua, como é mais conhecida, foi elevada a Santuário Arquidiocesano em missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

Para marcar a data especial na comunidade católica, três missas serão realizadas hoje com o objetivo de celebrar o momento de evangelização: às 6h, presidida pelo padre e reitor do Santuário, Jefferson Santos; às 12h, pelo padre Antônio Carlos; e às 19h, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém.

Também hoje serão realizadas as novenas da Medalha Milagrosa às 07h, 11h e 18h. O local é um centro de devoção à Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa, além de ser um espaço de peregrinação para os municípios de Ananindeua e Marituba, bem como para as Pastorais Catequética e Juvenil. As atividades no Santuário incluem celebrações eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, celebrações diárias do Sacramento da Penitência, intensa oração, simpósios temáticos e encontros de formação.

“É um momento especial para todos nós exaltarmos a fé em Nossa Senhora das Graças. No ano passado, quando recebemos a notícia da elevação de Igreja para Santuário, ficamos imersos em alegria”, destaca o padre Jefferson Santos. O padre ressalta também que há 10 anos no local, todo dia 27 de cada mês, é reverenciada a celebração à Nossa Senhora das Graças, observado que a Santa é celebrada anualmente pela Igreja Católica na data de 27 de novembro.

A Igreja, hoje Santuário, foi fundada em 9 de julho de 1943, por Dom Jaime de Barros Câmara, quinto Arcebispo da Arquidiocese de Belém (1942 – 1943), no mesmo ano em que ocorreu o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças. A Santa é a Padroeira da cidade de Ananindeua. “Toda comunidade está envolvida em um momento de alegria e agradecimento a Deus. É um sentimento de felicidade e compromisso”, comenta o padre Jefferson Santos.

História de fé

Nossa Senhora das Graças, também conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, é uma figura central na devoção católica. A veneração à Santa remonta ao ano de 1830, quando a Virgem Maria apareceu para Santa Catarina Labouré, uma noviça da Congregação das Filhas da Caridade, em Paris, na França. Durante essa aparição, Maria revelou o desenho da Medalha Milagrosa, que se tornaria uma das mais populares e reconhecidas medalhas religiosas

do mundo.

Esta medalha é associada a inúmeras graças e milagres, e sua devoção se espalhou globalmente. No Santuário em Ananindeua, a devoção à Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa ocupa um lugar de destaque, proporcionando aos fiéis um local para expressar a fé e buscar as bênçãos e graças associadas a essa devoção especial.