Pará

Ananindeua: Paróquia de Santa Rita de Cássia é elevada a Santuário

A paróquia de Santa Rita de Cássia existe há 33 anos e integra a região episcopal de São Vicente de Paula. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
A paróquia de Santa Rita de Cássia existe há 33 anos e integra a região episcopal de São Vicente de Paula. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Alexandre Nascimento

A Arquidiocese de Belém instituiu, na noite de ontem (25), a elevação da Paróquia de Santa Rita de Cássia, no conjunto Cidade Nova 5, em Ananindeua, a Santuário, sendo o primeiro daquele município nessa categoria. A declaração da importante nomeação católica ocorreu por meio de uma missa, celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, que contou com grande presença dos devotos da santa no interior e do lado de fora, uma vez que um telão foi instalado em frente do agora Santuário.

A paróquia de Santa Rita de Cássia existe há 33 anos e integra a região episcopal de São Vicente de Paula, e conquistou a elevação diante do trabalho de evangelização católica daquela região. “O título de Santuário é concedido pelo papel que as paróquias desempenham o papel especial na vida espiritual da comunidade que as integram em toda Ananindeua. E sabemos como essa paróquia cumpre bem o papel de evangelização dessa região e, agora como Santuário, terá um papel mais importante”, declarou Dom Alberto Taveira.

Dessa forma, ainda de acordo com o arcebispo, a missão de evangelização da paróquia de Santa Rita da Cássia será ainda mais intensa. “O trabalho deste agora Santuário irá promover mais atividades de evangelização, como celebrações eucarísticas todos os dias, peregrinações e romarias, celebrações diárias do Sacramento, rituais de oração intensa, e muitos outros ritos do ministério católico que cabe a um Santuário”, completou Dom Alberto Taveira.

A declaração que confirmou a elevação da Paróquia Santa Rita de Cássia emocionou os devotos presentes. Foram centenas deles no interior do Santuário, e outras tantas em frente ao local que assistiram ao anúncio feito por Dom Alberto Taveira através de um telão de led instalado pela organização. “”Sou devota de Santa Rita de Cássia e participante das ações feitas pela paróquia. Agora, ainda mais orgulhosa de fazer parte com a consagração dela como Santuário, pois teremos muito mais missões de evangelização”, comemorou Maria Antônia, 65 anos, devota.

A paróquia de Santa Rita de Cássia é sexta das das oito regiões episcopais, sendo elevada a essa categoria. A dedicação faz parte do projeto da Arquidiocese de Belém em fazer com que cada uma destas regiões passe a contar com um Santuário. “O santuário representa muito mais graça com Deus, marcadas por peregrinações, romarias, distribuição de sacramentos”, concluiu o padre Lindomar Pinheiro, pároco.