Pará

Ananindeua ganha novo santuário; Círio da cidade muda de data

Fiéis lotaram a igreja para acompanhar a elevação à Santuário de Nossa Senhora das Graças. Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Foto: Antônio Melo
Fiéis lotaram a igreja para acompanhar a elevação à Santuário de Nossa Senhora das Graças. Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Foto: Antônio Melo

Ana Laura Costa

Na noite de domingo (27), a cerimônia que marcou a elevação da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Centro de Ananindeua, à categoria de Santuário, foi acompanhada por um grande público de fiéis, que lotaram a praça Vera Cruz, onde a igreja matriz fica situada. A missa de celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelos padres da Região Episcopal Menino Deus.

Dom Alberto Taveira destacou a importância deste momento histórico tanto para a Arquidiocese de Belém quanto para os devotos de Nossa Senhora das Graças, a padroeira de Ananindeua, que faz parte da memória e da história dos moradores do município.

“Agora são novos seis santuários na Região Metropolitana. Cada um dos santuários é um ponto de peregrinação, de oração, de pregação da Palavra de Deus. Para a região Menino Deus, o Santuário de Nossa Senhora das Graças, hoje instalado, terá como tônica o trabalho com a juventude e o trabalho na catequese. Isso significa muito. E aqui vai ser um ponto de peregrinação, devoção e fé para o município de Ananindeua”, afirma.

Com a elevação da Paróquia à Santuário, o tradicional Círio de Ananindeua, realizado historicamente no terceiro domingo de agosto, passará oficialmente para o quarto domingo de novembro, coincidindo com o mês da padroeira, que este ano será no dia 26 de novembro.

GRATIDÃO

O fiel Henrique Botelho, de 47 anos, conta que nasceu e cresceu na fé na região Episcopal Menino Deus, portanto, o sentimento é de gratidão por fazer parte deste momento. “Meu coração se enche de alegria neste momento, é um marco histórico para as nossas vidas, principalmente à Nossa Senhora das Graças que é tão querida e comove forte devoção de nós, ananindeuenses. É muito emocionante estar participando dessa grande história da Arquidiocese de Belém”, comenta.

Foi um dia marcante também para a técnica de enfermagem Rosângela Silva, 57, e diz se sentir uma filha da fé na igreja matriz. “É um dia marcante para todos nós, damos graças ao nosso Senhor Jesus por fazer parte desta igreja. Passamos por uma pandemia e hoje estamos aqui presentes neste grande evento de devoção e gratidão. Agradecemos ao Dom Alberto Taveira por este grande dia”, disse.