Pará

Ananindeua ganha escola com supervisão militar

A 10ª unidade escolar reconstruída pela Prefeitura de Ananindeua fará parte do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), desenvolvido pelo Estado. Foto: Agência Pará
A 10ª unidade escolar reconstruída pela Prefeitura de Ananindeua fará parte do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), desenvolvido pelo Estado. Foto: Agência Pará

O Governo do Pará participou da entrega da reconstrução da Escola com Supervisão Militar Laércio Wilson Barbalho, no bairro Curuçambá, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, nesta quinta-feira (05).

A 10ª unidade escolar reconstruída pela Prefeitura de Ananindeua fará parte do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), desenvolvido pelo Estado, que tem como objetivo atuar na prevenção da violência e no fortalecimento da instituição escolar, como espaço de preparação dos jovens para o futuro.

“Aqui, quem cuida da pedagogia são os professores da Secretaria de Educação. A polícia está aqui para passar valores e colaborar para a formação, para que possamos ter cidadãos e cidadãs que respeitem as pessoas, as famílias, que compreendam o importante processo de hierarquia”, destacou o governador Helder Barbalho, na entrega da obra ao lado da vice-governadora Hana Ghassan e da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.

Na terceira escola do Sume na Região Metropolitana de Belém, serão treinados 40 policiais para a implantação e desenvolvimento do programa, pela manhã e à tarde, que atenderão às séries do ensino fundamental I e II. Desde seu lançamento, o programa já formou mais 600 policiais, e atende hoje cerca de 8.500 jovens dos ensinos fundamental e médio.

A iniciativa Sume surgiu como um projeto em 2018, e foi transformada em programa (com caráter permanente) em 2022. A obra da nova unidade escolar gerou 200 empregos diretos e 300 indiretos em Ananindeua.

A Escola com Supervisão Militar Laércio Wilson Barbalho é a 10ª unidade escolar no modelo Sume no Estado. Segundo dados da Polícia Militar, essa modalidade de ensino leva à redução dos índices de violência e à queda da evasão escolar, além de garantir melhoria no aprendizado e no comportamento disciplinar dos estudantes.