Pará

Ananindeua e Icoaraci celebram Nossa Senhora das Graças no domingo

No próximo domingo, 26 de novembro, milhares de fiéis participarão do tradicional Círio de Nossa Senhora das Graças, evento que ocorre simultaneamente no Distrito de Icoaraci e no município de Ananindeua. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
No próximo domingo, 26 de novembro, milhares de fiéis participarão do tradicional Círio de Nossa Senhora das Graças, evento que ocorre simultaneamente no Distrito de Icoaraci e no município de Ananindeua. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Diego Monteiro

No próximo domingo, 26 de novembro, milhares de fiéis participarão do tradicional Círio de Nossa Senhora das Graças, evento que ocorre simultaneamente no Distrito de Icoaraci e no município de Ananindeua.

Em Icoaraci, a 71ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças começa já no dia 24, sexta-feira, com a missa de encerramento das peregrinações. Em seguida haverá o traslado da Imagem até a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. No dia seguinte, 25 de novembro, a Trasladação partirá em direção à Igreja de São Sebastião, na Orla do Distrito.

No domingo, 26, a Missa de Saída do Círio está marcada para às 7h, seguida pela procissão em direção à Paróquia Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. Após a chegada da imagem, os devotos participarão de outro momento de preces e adoração, que nesse caso, será presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

É importante destacar que este é o primeiro Círio realizado após a criação do Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. “Esse momento já é um marco para a Vila Sorriso, como é conhecido o Distrito de Icoaraci. Com a criação do novo Santuário todos estão convidados a prestigiar esse momento de fé e devoção à Virgem Medianeira de todas as Graças”, completa o padre Maurício Henrique.

ANANINDEUA

O Círio de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Ananindeua, que antes era celebrado no terceiro domingo de agosto, foi transferido para o quarto domingo de novembro devido ao Jubileu da igreja. Nesta 80ª edição, com o tema “Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança”, a celebração terá início na sexta-feira, 24, com a missa de abertura, apresentando os raios e a coroa de Nossa Senhora.

No sábado, 25, a partir das 18h, terá início a missa da Trasladação, com saída do Santuário em direção à Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, na Estrada do Maguary, seguida por uma vigília. O domingo, 26, será marcado pela missa da saída do Círio, cuja procissão seguirá com a Imagem até o Santuário, onde é aguardada a imagem da Santa para a realização da missa às 10h30.

A novidade do Círio em Ananindeua é a confecção de uma nova berlinda, feita por um artesão. Neste trabalho, serão usados símbolos das folhas e frutos do “Ananin”, árvore que deu origem ao nome da cidade. “Será uma festa linda e a expectativa é a maior possível. Convido a todos para este grande momento de fé e devoção”, conclui Padre Francisco.