Pará

Ananindeua celebra Nossa Senhora Auxiliadora com missa, novena e Círio

A Igreja Católica celebra  nesta sexta-feira (24) o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, na Arquidiocese de Belém a homenagem será na paróquia dedicada à santa, localizada em Ananindeua
A Igreja Católica celebra  nesta sexta-feira (24) o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, na Arquidiocese de Belém a homenagem será na paróquia dedicada à santa, localizada em Ananindeua

A Igreja Católica celebra  nesta sexta-feira (24) o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, na Arquidiocese de Belém a homenagem será na paróquia dedicada à santa, localizada em Ananindeua (Passagem Isabel Filizola, 668, Aurá).

A festividade  começou no dia 19 de maio e segue até o dia 26, com tema “A Igreja perseverante na oração com Maria, a Virgem Mãe Auxiliadora” e conta com novena às 18h, missa às 19h celebrada por padres convidados e programação cultural.

No dia de Nossa Senhora Auxiliadora  a programação começa às 8h com Ofício de Nossa Senhora,  às 10h Oração do Rosário, às 12h Santa Missa, presidida pelo Pároco, Padre Romário  Cardoso.  À noite tem as Vésperas Solene e às 19h, Missa Solene presidida  por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

No sábado(26) a noite ocorre a novena seguida de Missa da Trasladação às 19h, presidida pelo Padre  André Almeida, em seguida sairá a procissão para o Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, Igreja Matriz de Ananindeua.

Círio de Nossa Senhora Auxiliadora

A saída do Círio será no domingo (26) às 7h, do Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa ( Praça Vera Cruz, 262 – Centro, Ananindeua ) para a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora. Na chegada haverá missa celebrada pelo Padre Joaquim Bizerril. A noite, a Missa de encerramento será celebrada às 19h,  pelo Cônego Silvio Trindade. Esta é a 13ª edição do Círio de Nossa Senhora Auxiliadora.

Nossa Senhora Auxiliadora

O título de Auxiliadora remonta ao século XVI, quando a expressão “Auxiliadora dos Cristãos” foi introduzida na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na batalha nas águas de Lepanto, em 1571.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi instituída pelo Papa Pio VII após retornar da França, onde foi preso por Napoleão Bonaparte por cinco anos. Seu retorno se deu no dia 24 de maio de 1814. O Papa atribuiu sua libertação a Nossa Senhora Auxiliadora e fixou a data de 24 de maio para a sua festa.