Pará

Amazônia pode ter aumento no financiamento de bolsas de pesquisa

Marcel Botelho celebra balanço da viagem da perspectiva de oportunidades para a ciência no Estado FOTO: ALEX RBEIRO / AGÊNCIA PARÁ
Marcel Botelho celebra balanço da viagem da perspectiva de oportunidades para a ciência no Estado FOTO: ALEX RBEIRO / AGÊNCIA PARÁ

Com objetivo de fortalecer as perspectivas de celebração de novos acordos para o aumento de financiamento de bolsas e projetos científicos na região amazônica, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) esteve em Brasília, nos dias 19 e 20 de abril, debatendo com agências nacionais e internacionais de fomento.

A Fapespa foi representada pelo seu diretor-presidente, Marcel Botelho, que manteve conversas com a Embaixada da França, Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação.

“Com a mudança do Governo Federal, se abriu novamente uma janela de oportunidades para a ciência e tecnologia no país. No Pará, a Fapespa manteve o seu incentivo, aumentou em muitos aspectos o número de bolsas e projetos financiados, mas também é preciso o apoio do Governo Federal. Essa viagem traz um balanço muito positivo, seja na reunião com agências nacionais e até internacionais de fomento à pesquisa, além de uma perspectiva de celebração de novos acordos de cooperação”, explicou Marcel Botelho.

O diretor-presidente da Fapespa enfatizou que a busca por novas parcerias para o aumento de financiamento de bolsas e projetos na Amazônia visa atingir, principalmente, iniciativas como o Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio) e o Amazônia +10. “São projetos convergentes e que visam a produção de ciências para a conservação e desenvolvimento. Só a ciência terá a resposta de qual o caminho correto para se ter, ao mesmo tempo, a conservação da floresta e o desenvolvimento social adequado para a população de toda a Amazônia”.

EVENTO

O Study in Europe Road Show, evento que tem como objetivo informar estudantes da graduação a pós-graduação e pesquisadores sobre oportunidades acadêmicas na Europa, ocorre entre os dias 20 de abril e 4 de maio em seis capitais brasileiras. A etapa de Belém será realizada no dia 27 de abril e tem a participação da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

Organizado pelas agências de promoção dos estudos na França, Alemanha e Suíça, com apoio institucional no Brasil do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o encontro também tem a participação de outros países, como Bélgica, Espanha e Irlanda, além de representantes de universidades europeias.

Em Belém, o Study in Europe Road Show será realizado no Auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os atendimentos nos estandes serão das 11h às 15h, enquanto que o ciclo de palestras ocorrerá das 12h às 15h. A entrada é gratuita.