Um dos principais papéis da arte na educação é fomentar a criatividade e a imaginação, além de possibilitar que as pessoas possam se expressar. Foi com essa intenção que a Escola Professora Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, desenvolveu o projeto de grafite “Conexão Amazônia”.
Com produções de desenhos relacionados à temática sobre a Amazônia, na quinta-feira (14), os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio, participaram da confecção colaborativa de grafite nos muros da unidade escolar.
O projeto teve como intuito sensibilizar os alunos sobre a importância da Amazônia em suas vidas, promovendo o respeito pelo meio ambiente e pela rica cultura regional. Além disso, busca incentivar a expressão artística como uma forma de reflexão sobre a própria identidade e visão do futuro na região amazônica.
“O projeto para mim, que gosto da arte, foi super libertador, ainda mais dentro da escola, que é um lugar que pouco chama, assim, a atenção dos alunos, para outras coisas. E o projeto envolveu todo mundo da escola, para a arte, todo mundo quis pôr seu desenho, a experiência de ter um artista renomado, que é o And Santtos, particularmente, aprendi muita coisa com ele, com o projeto. Foi uma coisa que nunca imaginei que ia ter dentro da escola”, disse Lucas Lima Guimarães, aluno.
O “Conexão Amazônia” iniciou com uma palestra do artista visual And Santtos na escola, no mês de outubro, deste ano. Neste primeiro momento, o artista ministrou oficinas de grafite e pintura no período de execução do projeto. Além de compartilhar sua jornada desde a infância, no município de São Caetano de Odivelas, até se tornar um profissional renomado na cena artística.
Posteriormente, os alunos realizaram pesquisa sobre a temática do projeto, que é a Amazônia, e começaram a produzir os desenhos e iniciaram a pinturas dos mesmos nas áreas da escola.