A Alubar, multinacional brasileira que é a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina e a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano, celebrou 27 anos no final de agosto. Como parte das comemorações, este ano o Grupo Alubar apresentou o seu novo posicionamento e identidade visual, que afirma a marca com sua atuação global.
O rebranding reflete a história da empresa no setor de soluções em alumínio, com origem amazônica e valores sólidos. Ao mesmo tempo, a mudança também aponta para o futuro, promovendo não somente a transformação do alumínio em novos produtos, mas também a transformação do segmento de transmissão de energia, as regiões e comunidades onde está inserida e transformando a vida das pessoas que trabalham com a Alubar.
Nessa trajetória, a empresa, que nasceu na Amazônia, conquistou liderança no mercado de cabos elétricos de alumínio para linhas de transmissão e distribuição no Brasil e expandiu para o Canadá e Estados Unidos, expandindo sua capacidade produtiva anual para cerca de 300 mil toneladas de vergalhões de alumínio e mais de 100 mil toneladas de cabos elétricos.
Novos negócios
A Alubar vive em 2025 um momento de inovação, capacitação das pessoas e crescimento. Em agosto, o Grupo iniciou uma nova operação em sua fábrica de Montenegro (RS), que, além dos cabos elétricos, agora também produz as embalagens de carretéis de madeira. O produto atenderá prioritariamente às demandas internas das unidades do Brasil, incluindo a planta de Barcarena (PA), e será fabricado a partir de madeira pinus de origem certificada. A expansão criou 46 novos postos de trabalho na região.
Avanços em energia sustentável
No campo da sustentabilidade, a companhia avança em diversas frentes. Em Barcarena (PA), sua maior unidade fabril, a Alubar passou a utilizar gás natural a partir de agosto de 2025, em substituição ao gás liquefeito de petróleo (GLP), com ganhos em competitividade, eficiência e redução de emissões de CO₂. O projeto garante mais segurança energética para a empresa, que já utilizava GLP nos fornos de fabricação de metais e nas empilhadeiras, que fazem o transporte e logística interna da planta. Agora, os mecanismos serão híbridos e utilizarão preferencialmente o gás natural nos fornos. A Alubar foi a primeira empresa a assinar o contrato de fornecimento de gás natural no polo industrial de Barcarena, a partir da instalação do sistema de distribuição operado pela Companhia de Gás do Pará.
Paralelamente, a Alubar mantém a aquisição de energia elétrica no mercado livre, privilegiando fontes renováveis. Desde 2017, esse modelo de contratação resultou em economia financeira e na compensação de mais de 1.374 toneladas de CO₂ — equivalente ao plantio de cerca de 9,8 mil árvores. Só no ano passado, a economia financeira foi de 24%. A empresa também está estruturando seu inventário de gases de efeito estufa, com auditoria e publicação de resultados prevista para 2026.
Para o CEO da Alubar, Maurício Gouvêa, o aniversário de 27 anos reforça a relevância da trajetória da empresa e o compromisso com o futuro. “Celebrar este marco é reconhecer a contribuição de milhares de colaboradores que ajudaram a construir a história da Alubar. Chegamos até aqui com a confiança de clientes e parceiros e seguimos comprometidos em oferecer soluções para o setor elétrico, com responsabilidade ambiental e foco no desenvolvimento sustentável”, afirma.
Histórico
O Grupo Alubar é uma indústria de transformação com natureza visionária, que fabrica cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio. Nascida em Barcarena (PA), na Amazônia, em 1998, a Alubar iniciou suas operações com a produção de vergalhões de alumínio e, a partir de 2000, passou a fabricar cabos elétricos. Desde então, expandiu sua atuação para outros estados e países, tornando-se uma das maiores indústrias de transformação de alumínio das Américas.
Nos últimos seis anos, inaugurou cinco novas unidades em três países, incluindo fábricas no Canadá e nos Estados Unidos e escritórios em São Paulo e Miami. Seus processos, tecnologia e valores são levados a diferentes mercados, impulsionando o desenvolvimento das comunidades e economias locais. Onde quer que esteja presente, a Alubar promove transformação — porque transformar está em sua natureza.