Com a divulgação do listão dos aprovados na Universidade Federal do Pará (UFPA), os calouros ainda fazem a festa em todo o Estado. E, como trilha sonora, uma música que se tornou o hino oficial e embala o carnaval antecipado dos novos acadêmicos: a Marcha do Vestibular, eternizada na voz de Pinduca, o rei do carimbó.
A composição é dele e do professor Aluap de Lacran. Em entrevista no podcast Carna na Manga, Pinduca contou como nasceu o hit.
“Estava no Café Glória, quando um homem bateu no meu ombro dizendo que queria falar comigo. Ele se apresentou como Aluap de Lacran, um compositor, e disse que tinha algumas músicas para me mostrar. Então, me convidou para ir à sua casa, e lá começou a cantar suas composições. Ele me falou que eu poderia cantar quantas músicas quisesse, e que estava disposto a fazer a parceria. Gostei de uma música chamada Marcha do Vestibular. Embora a letra não fosse minha, a gente ia dar uma ajustada. O compositor era professor, então fiz algumas mudanças na letra, ele concordou, e o lançamento aconteceu de forma bonita”, contou ele.
Segundo Pinduca, a estreia da marchinha aconteceu em um momento em que os bailes de carnaval de Belém estavam bombando.
“Na época, o melhor carnaval de Belém acontecia no Círculo Militar, um salão lotado. Durante a festa, parei a música no auge e pedi atenção do público para lançar uma nova canção e saber sua opinião. Aceitaria até vaias. Então, toquei Alô, papai, alô, mamãe… e, quando terminei, parecia uma avalanche em cima de mim, com o público pedindo para gravar. Daí, fui para São Paulo gravar o disco, e quando a Marcha do