Cintia Magno
Uma programação natalina e com entrega de brinquedos marcou a manhã de ontem (20) para as crianças atendidas no ambulatório pediátrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia. Há 10 anos, os agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) se mobilizam para levar, às salas de atendimento hospitalar, conforto, alegria e brincadeiras para crianças e adolescentes em tratamento.
Gerente da fiscalização de trânsito no Detran-PA, Jonilda Cardoso explica que os agentes se mobilizam por pelo menos seis meses para que consigam promover o Natal Solidário. “O que, às vezes, para a gente é tão pouco, para eles um presente, um brinde, um kit de pintura é muita coisa”, afirma. “Depois de julho, a gente começa a arrecadar dinheiro para comprar os presentes e mais perto do final do ano a gente sai para comprar”.
Somente neste ano, foram distribuídos 250 brinquedos para as crianças que realizam atendimento no ambulatório pediátrico da Santa Casa e para as que fazem tratamento de hemodiálise. Em acompanhamento nefrológico, a pequena Maria Vitória, 6, não demorou para brincar com o presente recebido durante a ação. “Foi muito divertido, ela foi brincando até na consulta”, diz Maria de Fátima Ferreira, 25, mãe de Maria Vitória.
Além dos presentes e do lanche oferecido, as crianças também puderam fazer uma foto e conversar com a Mamãe e o Papai Noel. “Pra quem está fazendo um tratamento de saúde, que tem que ficar vindo em hospital o tempo todo, essas coisas mexem com a gente”, emocionou-se a aposentada Fátima Paixão, 60.