Em 2021, o Governo do Pará entregou o novo aeroporto de Salinópolis, que foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos comerciais. E a partir desta sexta-feira, 26, o aeroporto poderá operar em voos noturnos. O equipamento já está balizado, ou seja, recebeu iluminações específicas essenciais para que o piloto consiga realizar as operações de pouso e decolagem com segurança à noite. As luzes indicam os limites da área de pouso e outras eventuais obstruções ao redor dessa área.
A informação foi confirmada pelo Governo Federal. Localizada a 220 quilômetros de Belém, Salinópolis é um dos municípios mais procurados por turistas no nordeste paraense e tem em julho sua alta temporada, recebendo milhares de turistas, que chegam inclusive através de aeronaves.
O aeroporto ficou interditado por falta de manutenção por 10 anos, mas recebeu melhorias em todo o terminal de passageiros, que inclui sala de espera, banheiros, lanchonete, balcão de informações, salas administrativas, embarque, desembarque e outras dependências.
A pista tem 1,9 quilômetro de extensão, o que permite pouso e decolagem de aeronaves com até 60 passageiros.