Pará

Ações do Estado fortalecem geração de empregos formais no Pará

Ações do Estado fortalecem geração de empregos formais no Pará Ações do Estado fortalecem geração de empregos formais no Pará Ações do Estado fortalecem geração de empregos formais no Pará Ações do Estado fortalecem geração de empregos formais no Pará
No Pará, o resultado foi positivo em três dos cinco grandes setores avaliados. FOTO: Agência Pará
No Pará, o resultado foi positivo em três dos cinco grandes setores avaliados. FOTO: Agência Pará

No Pará, iniciativas ofertadas pelo Governo do Estado impulsionam a geração de empregos formais por todo território paraense, sobretudo, no setor de serviços. Só em 2023, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese Pará), aproximadamente 18 mil postos de trabalho formais foram gerados no Estado.

Como exemplo dessas iniciativas que fortalecem o ingresso ao mercado de trabalho paraense estão os cursos nas Usinas da Paz, Projeto Geração Empreende+, Rede Sine e programa Primeiro Ofício das Secretarias de Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

“A formação profissional, ministrada nas Usinas da Paz, em áreas como tecnologia, gastronomia, corte e costura, entre outros, não só prepara os participantes para ingressarem no mercado de trabalho, mas também os capacita com habilidades práticas e conhecimentos essenciais para se destacarem em suas áreas de atuação. As iniciativas desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais inclusiva, ao oferecerem oportunidades de desenvolvimento pessoal e econômico para as comunidades”, ressalta Igor Normando, titular da Seac.

Voluntário civil da Polícia Militar do Pará, Pedro Faro, é um dos jovens que optou por se qualificar, a partir da oferta de cursos nas Usinas da Paz. “As qualificações disponibilizadas no complexo comunitário ajudaram na minha formação profissional. Aprendi a como preparar um currículo, como agir durante uma entrevista e no ambiente de trabalho. Me ajudaram a desenvolver uma melhor oratória”, conta.

Em fevereiro de 2024, o Governo do Pará certificou os 500 primeiros alunos do Projeto Geração Empreende+, desenvolvido pela Seac, dentro das UsiPaz. A iniciativa visa qualificar os participantes com habilidades e conhecimentos essenciais para o sucesso na gestão de seus empreendimentos, desde a concepção de produtos, a gestão eficaz das redes sociais até o acesso ao incentivo financeiro, por meio do Programa CredCidadão.

Os 500 alunos receberam o microcrédito, no valor de R$ 2.000, com taxas acessíveis, para proporcionar o suporte financeiro para iniciar seus empreendimentos.

REDE SINE

Os trabalhadores podem ter acesso às vagas disponíveis, participar de entrevistas de emprego e também de iniciarem o processo de seguro-desemprego por meio da Rede Sine, que integra os Postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e o aplicativo “Sine Fácil”. A iniciativa da Seaster garante acesso fácil e gratuito a serviços e oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

“O ano de 2023 foi bastante positivo para a rede no Pará. Foram oportunizadas um total de 31.231 vagas de emprego pelo Sistema, das quais foram contratados e permaneceram no emprego 8.818 trabalhadores, ou seja, um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já para o ano de 2024, o Estado do Pará segue com projeções otimistas de investimentos, grandes obras, assim como os demais impactos positivos esperados por conta da COP30”, destaca Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

A Seaster também atua junto às empresas, com o objetivo de sensibilizar as instituições a disponibilizar vagas de aprendizagem a jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa ‘Primeiro Ofício’.

Ao todo, mais de 2 mil jovens já foram inseridos em vagas de aprendizagem e mais de 80 empresas já foram certificadas com o Selo “Empresa Cidadã”. Além de promover a inclusão social e reduzir os índices de violência, a iniciativa reforça a garantia de cidadania e a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000).